quinta, 25 de abril de 2024
MS

Taxas de isolamento social tiveram aumento no fim de semana; frio pode ter contribuído

29 junho 2020 - 12h00Por Portal do MS

A adesão ao isolamento social durante o fim de semana em Mato Grosso do Sul registrou leve melhora nos índices. A sexta-feira (26) repetiu a média da semana com 37,3%, já o sábado (27) e o domingo (28) apontaram 45% e 50,8% respectivamente.

Para o mês de junho, foi a primeira vez que metade dos sul-mato-grossenses permaneceram em casa, mas as baixas temperaturas que atingiram o Estado no fim de semana podem ter contribuído. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as mínimas foram de 8,8°C no sábado em Aral Moreira, e de 6,8°C ontem em Amambai. Coincidentemente, Aral Moreira foi a cidade onde mais pessoas permaneceram em casa nos dois dias. 

Paralelo a isso, os boletins atualizados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram a plena ascensão do novo coronavírus que já toma 85% dos municípios do Estado, e contabiliza 7.676 positivos para a doença com 75 vidas perdidas, conforme dados apresentados nesta segunda-feira (29.6).

Campo Grande manteve a mesma média para o fim de semana, com taxas de distanciamento social de 36,4% na sexta, 45,5% no sábado e 50,5% para o domingo, sendo esta última, a melhor adesão mapeada no mês.

Nas dez cidades com maior número de casos, as taxas de isolamento mapeadas no domingo foram: Dourados (56,7%), Rio Brilhante (56,5%), Corumbá (50,7%), Três Lagoas (51,3%), Guia Lopes da Laguna (52,1%), Fátima do Sul (50,2%), Chapadão do Sul (47,6%), São Gabriel do Oeste (52,4%), Paranaíba (48,4%) e Ponta Porã (55,3%).

Embora as taxas tenham melhorado, uma nova semana começou e o vírus continua circulando em busca de um hospedeiro. Diante disso, a SES continua pedindo a colaboração de toda sociedade com relação aos cuidados básicos para frear a curva de contágio da doença: distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. “A participação de cada um é importantíssima para que nós possamos vencer a Covid-19”, afirma o secretário de saúde, Geraldo Resende.

A lista completa de cidades e o boletim atualizado do novo coronavírus pode ser conferido no site www.coronavirus.ms.gov.br . 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue