sexta, 03 de maio de 2024
CAMPO GRANDE

Wilmar Fernandes assume Batalhão de Operações Especiais da PM

Solenidade aconteceu ontem (23), na capital

24 abril 2018 - 13h05Por Da redação

Aconteceu ontem (23), em Campo Grande, a passagem de comando do Batalhão de Operações da Polícia Militar, em que depois de anos à frente, o tenente-coronel Wagner Ferreira Silva, passou o comando ao major Wilmar Fernandes.

A cerimônia foi presidida pelo secretário de Estado e de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e contou com a presença do comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta; do comandante do Policiamento Especializado (CPE), e o coronel Voltaire Flamarion Garcia Diniz, que conduziu a passagem de comando.

Durante seu discurso, o tenente-coronel Silva agradeceu aos policiais da unidade pelos resultados alcançados durante o período que comandou o Batalhão. 

“Entrego hoje a unidade ao novo comandante com o sentimento de dever cumprindo, afinal foram 13 anos atuando no Bope, desse período, 26 meses como comandante. Podem ter a certeza que os princípios de um caveira jamais saíram de mim”, disse o tenente-coronel que assumiu a função de comandante da Polícia Militar Rodoviária.

Sobre 

Criado em setembro de 2013, o Bope é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado, e composto por duas companhias de operações policiais especiais que são encarregadas de atuar em ocorrências envolvendo bombas e explosivos, resgate de reféns localizados, ocorrências em terrenos hostis e, principalmente, por prover suporte tático às demais unidades da Polícia Militar.

O secretário Antônio Carlos Videira afirmou que o comandante Silva concluiu com maestria a missão que lhe foi dada e que o major Fernandes, seguirá pelo mesmo caminho. 

“O Batalhão desempenha uma função estratégica na área da segurança pública, e que leva o nome do coronel Adib Massad, considerado uma das pessoas mais importantes no combate à criminalidade no Estado”, pontuou em seu discurso.

Unidade de elite da Polícia Militar, o Bope é classificado como a melhor equipe de combate urbano, sendo acionada para resolver situações de conflitos de alto risco, em que sejam necessários além da negociação, o uso de armas químicas e não letais, por exemplo. 

“Temos um Batalhão preparado para atuar em situações críticas, formado por policiais de elevado preparo técnico, tático e psicológico”, enfatizou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Novo comandante

O novo comandante do Bope, major Wilmar Fernandes, nasceu em 6 de setembro de 1975. Ingressou na Polícia Militar em 2002, é bacharel em Direito, graduado em Recursos Humanos e pós-graduando em Inteligência Policial.

Oficial atua no Bope desde 2014, foi chefe da Agência Local de Inteligência do Bope (2014 a 2018) e de fevereiro de 2016, até o presente momento, exerceu a função de subcomandante do Batalhão.

Já trabalhou como oficial subalterno na Companhia Independente de Polícia Militar da Área Central até o ano 2006, lotado no então Pelotão de Radiopatrulhamento; atuou na Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) até 2013; comandante de guarnição de Rondas Ostensivas Táticas e Ações de Choque (Rotac) de 2007 a 2008; comandante do Canil da Cigcoe de 2008 a 2009; comandante da Rotac de 2009 a 2011; comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de 2011 a 2013; Trabalhou no Ministério da Justiça na Força Nacional de Segurança Pública e foi oficial supervisor da Coordenação Geral de Operações da Força Nacional de Segurança de 2013 a 2014.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INCLUSIVO

Em posse de novos defensores públicos, governador destaca desafio da inclusão

GERAL

Seguem abertas até domingo as inscrições para graduação em Tecnologia em Gestão Pública

TEMPO

Sexta-feira tem previsão de sol, com possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país