segunda, 29 de abril de 2024

10 dicas para viajar nas férias sem estourar o orçamento

02 julho 2012 - 16h30
IG


Parecia que elas nunca chegariam, mas aqui estão as férias de inverno! E com a chegada delas, é tempo de fazer uma das melhores coisas do mundo: arrumar as malas e viajar por aí. Normalmente, viajar sai caro, mas se você passou o semestre inteiro indo ao cinema, shopping e ficou sem um mísero trocado na carteira, muita calma nessa hora! A equipe do iG Jovem foi às ruas de São Paulo e conversou com jovens, à procura de dicas para quem quer curtir julho com os amigos na estrada, mas sem gastar muito.

1 - Planeje o orçamento antes da viagem: Ter uma meta de quanto você pode (e quer) gastar durante as férias é primordial para quem está pensando em economizar e se divertir. “Eu sempre calculo quanto vou gastar por dia, e levo uns R$ 50 para qualquer problema. Normalmente, sempre sobra dinheiro”, conta o Léo, de 16 anos. “Calcule o quanto você vai gastar para balada, para comida e para se locomover. É o melhor jeito”, diz a Rebeca, de 18 anos.

2 - Organize (bem) os passeios que você quer fazer: Se você vai a uma cidade nova e cheia de atrações, é legal pensar no que você quer visitar e onde você quer comer. “Um jeito bacana de descobrir lugares é pela internet, no site oficial da cidade. Muitos lugares têm museus com promoções em determinados dias”, conta o Rafael, de 15 anos. Mas tome cuidado para não tornar seu roteiro uma chatice, como acontece com a mãe da Flávia, de 14 anos: “Minha mãe viaja com uma agendinha, calculando quanto tempo a gente vai gastar para cada coisa. Fica parecendo uma rotina, cheia de obrigações”. Ela recomenda que o roteiro também inclua um tempo para coisas inesperadas, como ver o pôr-do-sol tomando sorvete em uma praça.

3 - Faça uma mala sem exageros: Para quem pretende viajar de ônibus ou de avião, esse item é um dos mais importantes. A maioria das companhias aéreas e das empresas de ônibus costuma cobrar por peso e volume a mais em uma mala. Para isso não acontecer, leve apenas o essencial. “Vai ser uma viagem curta, não precisa levar o seu armário”, comenta o Léo, de 16 anos. A Bruna, de 18, gosta de investir em peças versáteis, que podem ser usadas tanto em passeios durante o dia quanto à noite.

4 - Use a casa de um amigo ou rache o aluguel com a galera: Não pagar hotel é sempre um bom começo para quem quer gastar pouco viajando. Combinar uma viagem para a casa de praia ou o sítio de um amigo pode ser bacana, mas é preciso tomar cuidado para não bagunçar demais e criar um clima tenso com o dono da casa. “Da última vez que fui com meus amigos para a minha chácara, eles bagunçaram tanto que meus pais reclamam deles até hoje”, conta o André, de 17 anos. Se nenhum amigo seu tem casa de férias, não se preocupe. Dividir o aluguel de um lugar com muita gente é uma alternativa recomendada. “No carnaval, fui com uma turma de uns 30 amigos para a praia. O aluguel saiu bem barato para todo mundo”, conta a Maíra, de 17 anos.

5 - Vá acampar! Mas tome cuidado com o frio e a chuva!: Dormir debaixo de uma barraca é quase unânime. “Acampar te deixa em contato com a natureza, sai bem barato e ainda te dá a chance de conhecer muita gente legal”, opina a Bruna. No entanto, algumas precauções são importantes. A primeira é procurar um camping com boa infraestrutura, com banheiros e áreas para cozinhar, por exemplo. Alguns oferecem até piscinas para quem neles se hospedar. Outra é pensar no tempo. “Acampar com chuva é uma tragédia. E se estiver muito frio, é recomendável forrar o chão da barraca e levar um cobertor ou edredom compacto”, aconselha Rafael.

6 - Troque uma festa por uma maratona de baralho ou videogame: Na maioria dos lugares, ir para a balada significa algumas notas a menos na sua carteira no final da noite - e nem sempre com um final feliz. “Prefiro ficar em casa com os amigos jogando baralho ou videogame. Truco, pôquer, sueca ou uma partida longa de War são ótimos programas”, recomenda o Léo. “É legal porque dá para interagir e conversar bastante. Sempre são noites que rendem boas risadas”, diz a Rebeca.

7 - Compre comida no supermercado e se organize na cozinha: Longe dos pais, comer sem gastar muito (e sem recorrer ao miojo por dias e dias) pode se tornar uma tarefa digna dos doze trabalhos de Hércules. Mas para tudo existe uma solução. “Comprar comida no supermercado e fazer em casa ajuda bastante no orçamento”, avalia o Randall, de 16 anos. “É legal pensar em um cardápio fácil de fazer e bem barato. Cachorro quente, por exemplo, é algo que sempre rola nos almoços de viagens”, comenta a Rebeca. Mas vale lembrar: é legal dividir as tarefas - se você não cozinhou, que tal se oferecer para lavar a louça?

8 - Utilize transporte público e ande bastante a pé: Andar sozinho em um lugar que você não conhece pode parecer uma chance fácil para perder muito tempo se perdendo. Por isso, muita gente opta pelo táxi, o que acaba atrapalhando bastante o orçamento. “Andar bastante e usar o transporte público do local são boas saídas. Não há nada que um bom mapa e bom senso não resolvam, e, além do mais, você acaba conhecendo um pouco mais daquele lugar quando anda por ele”, diz a Maíra. A Rebeca comenta que várias cidades têm esquemas de passes especiais para turistas. “Vale a pena procurar antes de viajar, pois é uma economia bem grande”.

9 - Converse com os locais para descobrir as melhores dicas: Sabe aquela coisa de conhecer um lugar como a palma da sua mão? Então, é bem por aí. “Já descobri restaurantes muito legais e bem baratos depois de trocar ideia com alguém na rua enquanto eu viajava”, conta o Rafael. O garoto afirma que esse é um jeito bem bacana de gastar pouco e, ao mesmo tempo, fazer novas amizades.

10 - Combine o que você vai fazer com os amigos: Por fim, para que nenhuma viagem tenha problemas, escolha bem os amigos e acertem o que vocês vão fazer juntos. É o que a Flávia recomenda: “Combine os passeios antes de ir. Se você não fizer isso, corre o risco de ninguém saber para onde vai, perder um monte de tempo e até rolar uma briga”. Além disso, muita gente pode ficar emburrada - e gastar dinheiro não curtindo o que você está fazendo é, sem dúvida, a pior coisa de uma viagem econômica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário