terça, 30 de abril de 2024
CARNAVAL

Bloco Cibalena comemora 40 anos com desfile em Corumbá

10 fevereiro 2018 - 15h50
As ruas de Corumbá serviram nesta sexta-feira não apenas como palco da folia, mas também de comemoração dos 40 anos do Bloco Cibalena. O grupo é considerado o maior da cidade e deu início a festa por volta das 17h. Além do desfile, foi realizado concurso para escolha do rei e rainha do bloco.

De acordo com o jornal Diário Corumbaente, não faltaram opções de fantasias. Alguns, como Caroline Aragão, aproveitaram a festa para despertar reflexão. Usando roupa de presidiário e máscara do atual presidente da República, ela diz não perder as esperanças de ver o Brasil melhorar. "A gente tem que perceber a fase que o país está passando: o golpe de Estado que ocorreu. Todo momento é momento de falar sobre a consciência política".

Ao comemorar suas 4 décadas de existência, o Cibalena também trouxe um novo porta-bandeira: o funcionário público Elias Alencar. "É uma honra e uma alegria muito grande conduzir esses milhares de foliões no carnaval de Corumbá, mas tenho o apoio da minha família e de amigos, inclusive do trabalho, que patrocinaram minha roupa especial e maquiagem".

O presidente do Cibalena, Elias Ferreira, afirmou que os cerca de 30 mil foliões que acompanham o bloco até a avenida General Rondon surgiram com apenas quatro foliões na década de 1970.

"Valério tinha um bar e o Manduca chegou se queixando de dor de cabeça. Como já haviam acordado que, naquele ano, eles sairiam no carnaval, o Manduca perguntou qual seria o nome do bloco e o Valério respondeu com o comprimido nas mãos que havia oferecido para o amigo: Cibalena. Se juntaram a eles, Edinho Rachid e o radialista Jonas Lima. Eles alugaram um carrinho de mão, colocaram o som em cima e os quatro saíram"

CONCURSO

Vestindo o pirata Capitão Jack Sparrow, o corumbaense Júnior Ferreira e a filha, de apenas 5 anos de idade, Ana Júlia, levaram o primeiro lugar no concurso que acontece ali mesmo, em meio à concentração do bloco onde um corpo de jurados avalia não apenas a fantasia, mas também a animação dos candidatos.

Participar do concurso, segundo Júnior, foi um pedido da filha que, com o troféu na mão, não escondia a felicidade de já integrar a maior festa popular da região. "Ano passado ela queria e daí a gente foi arranjar uma fantasia que ela gostasse. Ela está muito feliz e o carnaval no Cibalena é assim: com alegria, segurança, entre amigos e família", disse Júnior a este Diário.

Esse ano, além do troféu, os três primeiros colocados levaram premiação em dinheiro, o valor de R$ 500, que foi dividida entre eles.

FOLIA EM VERDE E ROSA

O Cibalena seguiu para a avenida pouco depois das 22 horas e, durante sua passagem, foi dado início ao primeiro show nacional na praça Generoso Ponce. Com passistas, intérprete oficial e representação da bateria da Mangueira, o show Folia em Verde e Rosa trouxe um repertório cheio do melhor samba-enredo carioca para Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário