sábado, 27 de abril de 2024
SAÚDE

Campanha do Outubro Rosa 2023 da Câmara e do Senado começa nesta terça

03 outubro 2023 - 15h00Por Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados e o Senado inauguraram nesta terça-feira (3) a campanha Outubro Rosa de 2023. Anualmente, são realizadas atividades para conscientizar e alertar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Confira a programação completa

As ações são coordenadas pela Secretaria da Mulher da Câmara – formada pela coordenação da Bancada Feminina e Procuradoria da Mulher –, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Liderança da Bancada Feminina do Senado, com apoio de instituições e organizações parceiras.

Programação
Os eventos serão realizados durante todo o mês de outubro.

Nesta terça (3) acontece uma sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem à campanha.

A campanha Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando vários estados realizaram ações sobre o câncer de mama.

Já o laço rosa, que depois virou símbolo da campanha, foi distribuído pela primeira vez pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes de uma corrida, em Nova Iorque, na década de 1990.

Também nesta terça será realizada uma audiência sobre políticas públicas de enfrentamento ao câncer de mama.

O Inca estima que mais de 66 mil mulheres tenham sofrido câncer de mama em 2022.

No dia 18, será inaugurada uma exposição fotográfica que contará com a história de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

Também no dia 18, serão projetadas nas torres do Congresso Nacional fotos de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama e dados sobre a incidência da doença no País.

No Brasil, o primeiro ato relacionado à campanha Outubro Rosa aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, de rosa. De lá para cá, virou tradição iluminar monumentos de rosa no mês de outubro, em adesão à campanha.

No dia 24, às 14h30, uma nova audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil discutirá a disponibilização de novos medicamentos já incorporados para o câncer de mama pelo SUS.

No dia 25, para encerrar as atividades da campanha, a Secretaria da Mulher fará um seminário sobre inovação e educação no combate ao Câncer.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha