Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
YARIS SD DOURAMOTORS - NOVEMBRO 2021
GERAL

Com a estabilidade da Covid-19, SES retorna com reunião da CIB de forma presencial

15 outubro 2021 - 17h30Por SESMS

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta sexta-feira (15), a 330ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em que gestores - estadual e municipal de saúde, atuam na regulamentação e operacionalização das políticas de saúde, referentes à gestão dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O encontro que aconteceu no auditório do Iagro, marca o retorno presencial das atividades após melhora da situação epidemiológica da Covid-19, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, conclamou os secretários municipais e técnicos a continuarem com a parceria com o governo estadual no sentido de buscar melhoria no atendimento aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. “Nós estivemos juntos por quase dois anos de pandemia e isto mostrou o quanto somos fortes. Nós, trabalhadores de saúde estaduais ou municipais, mostramos que fomos capazes de fazer a diferença neste período da pandemia. Se hoje, nós temos bons resultados, foi porque arregaçamos as mangas, fizemos o que nós tínhamos que fazer e demostramos isto à população. Então, esta parceria e união precisa continuar, pois somos nós que fazemos o SUS e ajudamos a salvar vidas”.

Presente no evento, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS) Rogério Leite, secretário municipal da pasta em Corumbá, considerou o evento bastante produtivo, principalmente tendo em vista a participação de representantes de diversos municípios do Estado. 

"O retorno da CIB presencial significa uma ferramenta que o município e o Estado tem na construção da rede de saúde dos municípios fortalecendo a rede estadual. Neste momento tão importante, os técnicos dos municípios e a Secretaria de Estado de Saúde trocam experiências, formatam as propostas e mitigam as problemáticas de logística, assistência e promoção relacionadas a Saúde. Enquanto ao COSEMS, nós solicitamos à SES, que nesta nova realidade, houvesse a possibilidade de estarmos juntos para continuar este processo, de descentralização e regionalização da saúde no Estado, que o Governo do Estado, através do Governador Reinaldo Azambuja e do nosso secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, vem fortemente trabalhando junto aos municípios. É um grande recomeço e a gente com certeza fará com que o trabalho tenha uma maior expressão e resultado com estes encontros presenciais", destaca Rogério.

A CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e decisões realizada pelos gestores - estadual e municipal de saúde, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde. Desta forma, a CIB pactua a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.

As entidades integrantes da CIB são: o secretário estadual de saúde, na condição de coordenador; quatro diretores da Secretaria Estadual de Saúde (SES); quatro representantes dos núcleos regionais de saúde; nove representantes do COSEMS; quatro secretários municipais de saúde das Regiões de Saúde; além dos secretários municipais das regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá. As reuniões acontecem mensalmente na capital do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Saúde avalia inclusão de remédios para tratamento da Hemofilia A
LEGISLATIVO DE MS
Neno Razuk solicita reforma na lavanderia comunitária em Dourados
POLÍTICA
Presidente diz que Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown
ECONOMIA
"Estamos perto de ver o topo da inflação", diz presidente do BC