sexta, 26 de abril de 2024
GERAL

Com a estabilidade da Covid-19, SES retorna com reunião da CIB de forma presencial

15 outubro 2021 - 17h30Por SESMS

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta sexta-feira (15), a 330ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em que gestores - estadual e municipal de saúde, atuam na regulamentação e operacionalização das políticas de saúde, referentes à gestão dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O encontro que aconteceu no auditório do Iagro, marca o retorno presencial das atividades após melhora da situação epidemiológica da Covid-19, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, conclamou os secretários municipais e técnicos a continuarem com a parceria com o governo estadual no sentido de buscar melhoria no atendimento aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. “Nós estivemos juntos por quase dois anos de pandemia e isto mostrou o quanto somos fortes. Nós, trabalhadores de saúde estaduais ou municipais, mostramos que fomos capazes de fazer a diferença neste período da pandemia. Se hoje, nós temos bons resultados, foi porque arregaçamos as mangas, fizemos o que nós tínhamos que fazer e demostramos isto à população. Então, esta parceria e união precisa continuar, pois somos nós que fazemos o SUS e ajudamos a salvar vidas”.

Presente no evento, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS) Rogério Leite, secretário municipal da pasta em Corumbá, considerou o evento bastante produtivo, principalmente tendo em vista a participação de representantes de diversos municípios do Estado. 

"O retorno da CIB presencial significa uma ferramenta que o município e o Estado tem na construção da rede de saúde dos municípios fortalecendo a rede estadual. Neste momento tão importante, os técnicos dos municípios e a Secretaria de Estado de Saúde trocam experiências, formatam as propostas e mitigam as problemáticas de logística, assistência e promoção relacionadas a Saúde. Enquanto ao COSEMS, nós solicitamos à SES, que nesta nova realidade, houvesse a possibilidade de estarmos juntos para continuar este processo, de descentralização e regionalização da saúde no Estado, que o Governo do Estado, através do Governador Reinaldo Azambuja e do nosso secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, vem fortemente trabalhando junto aos municípios. É um grande recomeço e a gente com certeza fará com que o trabalho tenha uma maior expressão e resultado com estes encontros presenciais", destaca Rogério.

A CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e decisões realizada pelos gestores - estadual e municipal de saúde, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde. Desta forma, a CIB pactua a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.

As entidades integrantes da CIB são: o secretário estadual de saúde, na condição de coordenador; quatro diretores da Secretaria Estadual de Saúde (SES); quatro representantes dos núcleos regionais de saúde; nove representantes do COSEMS; quatro secretários municipais de saúde das Regiões de Saúde; além dos secretários municipais das regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá. As reuniões acontecem mensalmente na capital do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue