sábado, 27 de abril de 2024
SAÚDE

Comissão aprova prioridade a transporte de órgãos destinados a transplante

12 dezembro 2023 - 16h30Por Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2288/15, do Senado, que obriga órgãos públicos e empresas privadas de transporte a ceder vagas, com prioridade, para o transporte de órgãos e tecidos para transplante e equipes médicas responsáveis pela captação. As empresas e instituições que se recusarem a dar essa prioridade, sem justa causa, estarão sujeitas a multa.

A proposta recebeu parecer pela constitucionalidade da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). O texto tramitou em caráter conclusivo e poderá seguir para sanção presidencial, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. 

O projeto modifica a Lei dos Transplantes.

Transporte em tempo adequado
De acordo com o texto aprovado, o transporte será gratuito e coordenado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), por meio da Central Nacional de Transplantes (CNT).

Também deverá ser feito em tempo e condições adequados para cada tipo de órgão, tecido ou parte do corpo, garantindo-se a qualidade, a segurança e a integridade do material. 

Cancelamento
A proposta considera justa causa o cancelamento de reserva do passageiro para garantir o transporte para o transplante, o que isenta a empresa de responder por descumprimento do contrato de transporte.

Exceção será feita para aeronaves, veículos e embarcações que estiverem em missão de defesa aeroespacial ou engajados em operações militares, que não deverão interromper suas operações.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência