domingo, 28 de abril de 2024
SEGURANÇA PÚBLICA

Comissão aprova projeto que cria programa nutricional para pessoas com autismo

19 dezembro 2023 - 17h30Por Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1083/22, do deputado José Nelto (PP-GO), que institui um programa nacional de terapia nutricional para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 

Entre os objetivos do programa estão:

promover a saúde da pessoa com TEA, por meio da atuação de profissionais especializados das unidades das redes pública e privada de saúde; e

desenvolver dietas adequadas, a fim de minimizar a seletividade alimentar e os comportamentos compulsivos na alimentação.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a aprovação da proposta. Ela explica que os modos repetitivos de quem tem o transtorno do espectro autista podem estender-se aos hábitos alimentares, restringindo o consumo a poucas categorias de alimentos. 

“Os comportamentos alimentares específicos de crianças com TEA podem contribuir no desenvolvimento de deficiências nutricionais”, alertou. 

Segundo Flávia Morais, a alimentação de indivíduos com TEA é um desafio, principalmente para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde. "Neste ponto, é fundamental a intervenção de um nutricionista para avaliar a dieta de cada pessoa e propor substitutos com mesmo valor nutricional, mas que sejam mais bem tolerados”, avaliou.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO

Homem é preso com mercadoria de descaminho milionária em RAM

GERAL

Médicos veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

SAÚDE E BEM-ESTAR

Saúde disponibilizará novo tratamento contra a malária para crianças

GERAL

Mega-sena não tem vencedores; prêmio acumulado vai a R$ 6,5 milhões