segunda, 29 de abril de 2024
COVID-19

Confira as principais medidas tomadas pelo Governo diante da pandemia do coronavírus

18 março 2020 - 12h30Por Portal do MS

Desde o início da semana, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou dois decretos estipulando uma série de medidas para combater a proliferação do coronavírus. Entenda cada uma delas:

– Bombeiros militares e servidores da área de saúde estadual, como médicos e enfermeiros, estão proibidos de tirar férias durante o período de pandemia. Isso por causa do aumento da demanda desses profissionais.

– Suspensão das aulas por 15 dias, de 23 de março a 6 de abril, sem prejuízo aos alunos que não comparecerem à escola na semana atual. Durante esse período sem aulas, os alunos terão atividades para realizar em casa.

– Servidor, empregado público, terceirizado, colaborador, trainee, estagiário ou aprendiz que apresente febre ou condições respiratórias estão obrigados a reportar o caso suspeito ao dirigente do órgão.

– Aqueles colaboradores que regressaram ou tiveram contato direto com pessoas que regressaram de locais com transmissão comunitária, independentemente de apresentarem sintomas, deverão comunicar este fato à chefia imediata, sendo que os que apresentarem sintomas deverão procurar um serviço de saúde e ser afastados do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, pelo período mínimo de 14 dias ou conforme determinação médica.

-Servidores, empregados e colaboradores que regressaram desses locais e que não apresentem sintomas deverão desempenhar as atividades em domicílio, em regime excepcional de teletrabalho, pelo prazo de sete dias, a contar do retorno ao Estado.

– Suspensão de qualquer evento ou atividades pelos órgãos do Governo que implique em aglomeração de pessoas e da participação de servidores em eventos oficiais fora de Mato Grosso do Sul.

– Está proibida a participação em reuniões presenciais, no âmbito de qualquer órgão ou entidade da Administração Estadual Direta ou Indireta, de qualquer pessoa que tenha regressado de locais com transmissão comunitária do vírus.

– Servidores que, cumulativamente, tenham mais de 60 anos e sejam portadores de doenças crônicas que compõem grupo de risco, deverão executar suas atividades por trabalho remoto. A condição de portador de doença crônica dependerá de comprovação por intermédio de relatório médico.

Até a última terça-feira (17.3), Mato Grosso do Sul teve seis casos confirmados de coronavírus e nenhuma morte. Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar.

Para se prevenir é preciso reforçar os hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o rosto ao tossir e evitar aglomerações, assim como o compartilhamento de objetos pessoais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário