sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE

Dia D do Outubro Rosa destaca prevenção ao câncer de mama em MS

18 outubro 2021 - 15h30Por SESMS

A Campanha Outubro Rosa realiza nesta terça-feira (19), o Dia D de prevenção ao Câncer de Mama, em Mato Grosso do Sul. O diagnóstico precoce representa em até 100% a chance de cura. O alerta faz parte da campanha de conscientização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que neste ano traz um ciclo de palestras.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o tema é de extrema importância e precisa ser discutido. “A Secretaria de Estado de Saúde retoma suas atividades considerando que estamos em um cenário diferente e temos um controle da pandemia. Nós precisamos desenvolver ações que possam suprir as lacunas. Nós queremos que vidas sejam preservadas e por isso a importância desta discussão, tão necessária e importante à saúde da mulher”.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que no país registre 66.280 mil novos casos de câncer de mama e mais 16,7 mil casos de câncer do colo do útero. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que surja 850 casos novos de câncer de mama com média de 200 óbitos ao ano. E do colo do útero 270 casos novos com média de 100 óbitos ao ano.

A Secretaria de Estado de Saúde ressalta que a COVID-19, contribuiu para a redução da procura das mulheres pelas unidades de saúde, para realizarem exames que permitem detectar precocemente a ocorrência de cânceres, entre eles, a de mama e assim aumentar as chances de cura.

Par a gerente de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Hilda Guimarães de Freitas, o ciclo de palestras realizado pela SES – no ‘Dia D do Outubro Rosa’, acontece na data em que é comemorado internacionalmente. “Objetivo desta ação é sensibilizar as mulheres a buscar os serviços de saúde para realização da mamografia principalmente na faixa etária entre 50 a 69 anos que nunca realizaram uma mamografia ou as que estão com a sua mamografia atrasada, visando a redução da mortalidade por câncer de Mama”.

Dia D Outubro Rosa

8h30min - Abertura do Outubro Rosa

09h - Palestra “Quanto antes melhor” - Prevenção de Câncer de Mama e Útero - Dr. Carlos Eduardo Trindade Amaral, Médico Ginecologista e Obstetra/UFRJ, Perito-Legista.

09h40min - Palestra “Alimentação na Prevenção do Câncer Desmistificando” – Nutricionista Anderson Holsbach, Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária/UCDB

10h30min - Encerramento e sorteio de camisetas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal