quinta, 02 de maio de 2024
NOVEMBRO ROXO

Fórum Perinatal da SES aborda sobre riscos de transmissão vertical da sífilis gestacional

20 novembro 2020 - 16h30Por SES-MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza no próximo dia 26 de novembro, o III Fórum Perinatal Online 2020, em alusão à Campanha Novembro Roxo, que busca conscientizar profissionais da área da saúde e a população sobre a prematuridade dos bebês. Este ano, a temática será sobre a sífilis e hipertensão gestacional, além dos cuidados que as gestantes precisam ter para evitar o parto prematuro e também sobre o transporte de recém-nascido grave até o serviço de saúde referência para estes casos. Para participar, clique aqui.

Segundo a Técnica da Rede Cegonha da SES, Sandra Letícia Souza Soares Junqueira, hoje no Brasil, 12% dos bebês nascem prematuros e isto pode trazer sérias complicações tanto para a criança quanto para suas famílias, já que a prematuridade implica muitas vezes, em internações prolongadas. “Isto pode trazer sequelas para o recém-nascido, como pulmonares, oculares, além de pré-disposição para o desenvolvimento para outras doenças”.

E afirma que neste Fórum. “Vamos falar da sífilis gestacional, pois é um assunto que tem nos preocupado, em razão, do aumento gradativo dos casos e que pode provocar o parto prematuro. Além das palestras pela manhã, vamos oferecer minicursos à tarde, tudo via web”.

Atualmente, o Brasil é o 10º país com mais partos prematuros no mundo, com cerca de 340 mil nascimentos de bebês nessas condições por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando um bebê nasce antes de ter completado 37 semanas de gestação ele é considerado prematuro. Se o nascimento ocorre antes das 28 semanas ele é considerado um prematuro extremo.

Dados da Rede Cegonha da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que de 29.830 nascidos vivos, entre janeiro a outubro deste ano em Mato Grosso do Sul, 3.360 (12%) nasceram prematuros, sendo 452 (11%) prematuros extremos. A taxa de mortalidade é de 11%.

Fórum Perinatal

O III Fórum Perinatal Online 2020 – ‘Cuidados Vitais Envolvendo em cada Gestação. A Espera de um Encontro Sereno Entre a Mulher e o Bebê’, traz para debates sobre o tema, diversos profissionais envolvidos na assistência ao paciente, entre eles, médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

A abertura começa às 8 horas, com a mediação enfermeira Mayara Carolina Canedo, especialista em Enfermagem Pediátrica e Mestre em Enfermagem pela UFMS, e possui experiência em gerenciamento de enfermagem na linha pediátrica do HRMS.

Às 8h30, acontece a palestra: ‘Condutas Terapêuticas da Sífilis’, com a médica infectologista, mestrado e doutorado em Medicina Tropical e responsável técnica pela Clínica da Família da Cassems, Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro;

Às 9h20, acontece a palestra: ‘Conhecimento, Manejo e Práticas nas Sífilis Gestacional Congênita no Mato Grosso do Sul’, com a enfermeira especialista em Nefrologia pela USP, mestre em Enfermagem pela UFMS e membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Clínica (GEPEC/UFMS), Joice Élica Espindola Paes Ozelame;

Às 10h, acontece a palestra: ‘Epidemiologia da Sífilis’, com a enfermeira especialista em Saúde Pública pela ENSP/SP, mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFMS, Clarice Souza Pinto;

Às 10h40, acontece a palestra: ‘Panorama atual da Sífilis no Estado de Mato Grosso do Sul’, com farmacêutica bioquímica, especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica e que atua como Gerente Técnica de IST/Aids e Hepatite Virais da SES, Alessandra Salvatori.

Minicursos

No período da tarde acontecem dois minicursos: ‘Protocolo Manejo Clínico de Hipertensão nas Gestantes na Atenção Básica’, ministrado pela médica ginecologista e obstetra e presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-SUL), Vanessa Chaves Miranda.

E o “Protocolo de Transporte de Recém-Nascido Grave”, ministrado pela enfermeira especialista em Cuidados Paliativos, mestre em Enfermagem pela UFMS e que atua como técnica da Rede Cegonha da SES, Sandra Letícia Souza Junqueira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

CULTURA

Artesanato de MS é apresentado em evento nacional realizado em Brasília

ECONOMIA

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

TEMPO

Com chegada de frente fria nesta quinta-feira, pancadas de chuvas são esperadas em regiões de MS