quinta, 25 de abril de 2024
SAÚDE

Governo inclui novos exames e procedimentos cirúrgicos na Caravana da Saúde

12 janeiro 2022 - 12h30Por Portal Governo MS

Resolução publicada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12) inclui entre os procedimentos da nova fase da Caravana da Saúde os exames de cateterismo, litotripsia e urodinâmica, além de operações de ortopedia. Eles farão parte do “Examina MS” e “Opera MS”, que visam reduzir a fila de espera na saúde pública de Mato Grosso do Sul.

A expectativa é que sejam realizados 1.227 exames de cateterismo, 400 procedimentos de litotripsia (exame de pedra nos rins realizada por ultrassom) e 1.353 de urodinâmica. Estes procedimentos são novidades desta edição da Caravana da Saúde.

Para estes procedimentos poderão ser feitos atendimentos eventuais ou mutirões, no período de janeiro a abril deste ano. Caberá às secretarias municipais de Saúde, juntamente com os estabelecimentos de saúde, fazerem as adesões ao programa estadual.

Esta adesão e a proposta com a estimativa da quantidade de procedimentos a serem realizados em relação a estes exames e operações, devem ser encaminhadas para SES de 17 a 21 de janeiro.

A regulação do acesso dos pacientes atendidos no programa será feita pelo sistema do Core (Complexo Regulador Estadual) e a para solicitação de vagas a Central Estadual de Regulação Ambulatorial (Cera) dará preferência aos casos de maior gravidade e maior tempo de inserção no sistema.

A SES poderá, a qualquer tempo, repactuar os limites financeiros programados ou fazer o remanejamento para os municípios ou unidades de saúde contratadas. Também terá aval para alterar o rol de procedimentos para melhorar a execução do programa. (Confira a publicação)

Nova etapa

O governador Reinaldo Azambuja lançou em dezembro do ano passado a nova etapa da Caravana da Saúde, que terá investimento superior a R$ 120 milhões. São previstos mais de 70 mil procedimentos médicos de média e alta complexidade, em duas modalidades: Opera MS e Examina MS.

Os exames e cirurgias eletivas tem previsão de seguir até outubro deste ano, em atendimentos exclusivos em unidades hospitalares e clínicas médicas credenciadas pelo Governo do Estado. 

Entre as cirurgias se destacam as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas. No rol de exames aparecem ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, de cintilografia, endoscopia e colonoscopia.

“A pandemia paralisou as cirurgias eletivas e os exames em todo o Estado. Nisso, criou-se um passivo enorme de pessoas aguardando na fila. Pelo menos 70 mil. Então, retornamos a Caravana, contratamos hospitais públicos e abrimos o credenciamento para hospitais privados. Serão feitos 70 mil procedimentos, podendo chegar a 100 mil”, afirmou o govenador Reinaldo Azambuja.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue