sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE

Mapeamento Genômico revela 26 linhagens de Coronavírus e prevalência da P1 em MS

25 novembro 2021 - 09h45Por SESMS

Com a aproximação das comemorações de final de ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) faz um alerta para a população e lembra que a pandemia do Coronovírus ainda não passou e que há a presença de variantes da Covid-19 em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O Mapeamento Genômico realizado pela SES identificou 26 linhagens do SARS-CoV-2, sendo que a P1 e suas variantes são as mais prevalentes, correspondendo a 58,1% das amostras sequenciadas por laboratórios de referência nacional.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, apesar de Mato Grosso do Sul apresentar um cenário mais estável da Covid-19, a população precisa estar atenta quanto a eventuais contaminações pelo Coronavírus. “Sabemos que estamos próximos das comemorações de final de ano. Então, vale lembrar que mesmo quem tomou a vacina pode ser contaminado pelo vírus. Então, é importante que as pessoas não esqueçam das medidas de biossegurança e faça o uso de máscaras, higienização das mãos e evite aglomerações. Caso, ainda não tomou vacina, que se vacine! Não podemos baixar a aguarda quanto a este virus”

Para o mapeamento genômico, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen) enviou 963 amostras para sequenciamento nos laboratórios de referência da Fiocruz/RJ, Fiocruz/ AM e Instituto Adolfo Lutz/SP, sendo que 533 foram sequenciadas e mais 119 amostras foram sequenciadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, totalizando 652 amostras.

Além da P1, o levantamento também identificou a presença de outra variante, a Delta, conforme explica o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi. “Das amostras sequenciadas, a variante Delta corresponde a 14,7% dos casos. Ressaltamos todos os cuidados de prevenção, principalmente a vacinação, cuidados de higiene e distanciamento social são essenciais para a redução da transmissibilidade e controle da doença em nosso Estado”.

Variantes

O trabalho, denominado “mapeamento genômico de Mato Grosso do Sul” teve como objetivo conhecer as variantes que mais circulam no Estado e, com isso, subsidiar as autoridades sanitárias na adoção de práticas e ações de combate à Covid-19.

A predominância da variante P.1 tem as seguintes características: maior transmissibilidade, atinge a população mais jovem, apresenta uma evolução mais rápida da doença e maior gravidade da doença, além de diminuir a efetividade das vacinas.

Por isso, a importância nos cuidados de biossegurança e de tomar a vacina contra a Covid-19.

Foto: Edemir Rodrigues

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha

POLÍTICA

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

EDUCAÇÃO

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje