Menu
Busca quarta, 27 de outubro de 2021
Sanesul - Ranking Valor Econômico
BOLETIM COVID

Mato Grosso do Sul segue com óbitos e internações por Covid em queda

13 outubro 2021 - 12h00Por Portal Governo MS

Os indicadores da Covid-19 em Mato Grosso do Sul continuam apresentando tendência de queda em diversos indicadores da doença no Estado, como é o caso dos óbitos e também das internações.

No boletim epidemiológico desta quarta-feira (13) há o registro de uma morte de paciente da Capital, ocorrida no mês de maio. Mesmo com a atualização, a média móvel de óbitos é a menor de todo ano com 3,3. Desde o começo da pandemia no Estado, já foram 9.602 vidas perdidas para a doença. 

“Faz muito tempo que não estávamos com (média) 3,3 estamos com parâmetros iguais ao ano passado quando começamos a pandemia. Isso é muito interessante e diz respeito a todos trabalhadores de saúde, trabalhadores de segurança, do governo e principalmente a sociedade que nos ajuda”, destacou a secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Crhistinne Maymone.

As internações também apresentam cenário de queda nos últimos 14 boletins. No dia 16 de setembro haviam 161 pacientes internados, e nesta quarta-feira, 13 de outubro, são 72 internações por Covid em todo Estado. 

Já os novos casos, seguem tendência de estabilidade, porém com pequenas oscilações nos dados. Embora a média móvel já tenha chegado a 102 no Estado no final de setembro, no boletim de hoje são 68 novos casos confirmados, com uma média móvel de 122. 

A taxa de contágio também apresenta oscilações, ainda assim abaixo de 1,0. Nesta quarta-feira o indicador está em 0,82, o que significa que cada 100 pessoas contaminadas podem transmitir para outras 82. 

A taxa de ocupação de leitos SUS/UTI está abaixo de 50% em todas as macrorregiões. A ocupação desses mesmos leitos por casos confirmados de Covid é de 6% em Campo Grande, 8% em Dourados, 2% em Três Lagoas, e 6% em Corumbá. 

A fila de espera por leito SRAG/COVID conta com 3 pessoas, sendo 2 na Central de Regulação de Campo Grande e 1 na central de Três Lagoas. 

Atualmente existem 18 amostras em análise pelo Lacen e laboratórios parceiros, e 255 casos sem encerramento pelos municípios. 

Os gestores da saúde em Mato Grosso do Sul atribuem a queda nos indicadores ao avanço da imunização que já conta com 60,97% da população total vacinada com as duas doses ou dose única.  Dentro do público alvo, já são 79,52% considerados imunizados.

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico Covid desta quarta-feira, 13 de outubro de 2021. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Ministério da Saúde já está desabilitando leitos de terapia intensiva
SAÚDE
Mais de 18 milhões de brasileiros que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid
ECONOMIA
Arrecadação federal cresce 12,9% e bate recorde em setembro
CAMPO GRANDE
Polícia Civil cumpre Mandado de Prisão contra autor de Homicídio Tentado