quinta, 25 de abril de 2024
IMUNIZAÇÃO

MS segue no ranking da OPAS como melhor estado que vacina no país

20 maio 2021 - 13h15Por Portal Governo MS

Mato Grosso do Sul apresenta o maior percentual de doses aplicadas do país aponta relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O levantamento destaca que das 1.199.010 doses recebidas do Ministério da Saúde, até o dia 18 de maio, 970.472 doses foram aplicadas no Estado. O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 81% deixando Mato Grosso do Sul como único Estado do país a estar acima de 80%, acima da média nacional de 66%.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o relatório da OPAS só reforça que as medidas adotadas pelo Governo do Estado estão no caminho certo. “É importante mostrar que o processo de imunização do Estado está bastante avançado e os municípios têm sido nossos parceiros. Somos o melhor Estado que distribui as vacinas e o melhor que aplica. Por isso, reforço que os gestores municipais continuem intensificando a vacinação em seus municípios”.

O levantamento ainda aponta que Mato Grosso do Sul registra 33% de vacinados com a primeira dose permanecendo em primeiro lugar na listagem. E também ocupa a ponta com o melhor índice de imunização para a segunda dose, com 15% de vacinados contra a covid-19.

Apoio da OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem sido parceira de Mato Grosso do Sul e vem acompanhando as políticas de enfrentamento à Covid-19. Em outubro de 2020, a OPAS classificou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como positivas.

Na ocasião, entre os destaques, o estabelecimento do Comitê Multidisciplinar - que envolveu vários setores do governo quanto dos municípios – foi classificado com ponto essencial para o enfrentamento à pandemia. Segundo a avaliação dos técnicos, isto teria contribuído de forma benéfica para que o Estado apresentasse melhor quadro nas ações de combate à Covid-19.

Durante a visita dos técnicos, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, considerou o apoio da OPAS de extrema importância ao Estado. “Foi essencial para que pudéssemos colher bons resultados no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Agradecemos por todas as colaborações e queremos manter sempre essa parceria”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue