terça, 08 de julho de 2025
SAÚDE

MS Vacina Mais: Governo entrega câmaras refrigeradas a nove núcleos regionais de Saúde

Entrega integra programa de estruturação da Rede de Frio, garantindo tecnologia e qualidade no armazenamento dos imunobiológicos

03 julho 2025 - 08h00Por Agência de Notícias de MS

Teve início nesta semana a entrega de câmaras refrigeradas para os NRS (Núcleos Regionais de Saúde) que compõem a Rede de Frio de Mato Grosso do Sul, em uma ação do Governo do Estado que fortalece a logística de imunização garantindo mais segurança no armazenamento e na conservação de vacinas em todas as regiões.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de ata de registro de preços e estão sendo entregues aos núcleos situados nas cidades de Coxim, Paranaíba, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana e Jardim.

O objetivo é descentralizar a estrutura de conservação dos imunizantes, regionalizando o armazenamento para facilitar o acesso pelos municípios, melhorando ainda mais a logística e permitindo maior agilidade nas campanhas de vacinação.

Segundo o gerente de Processos e Rede de Frio Estadual, Alberth Rangel Alves de Brito, o reforço na infraestrutura de frio é essencial para manter a qualidade e a eficácia das vacinas. “A entrega dessas câmaras refrigeradas responde a uma demanda apresentada pelos próprios núcleos regionais e fortalece nossa capacidade de atuação em cada microrregião. É um avanço que impacta diretamente a segurança do processo vacinal”, enfatiza.

Coordenador Estadual de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Frederico Moraes explica que a iniciativa segue as diretrizes do PNI (Programa Nacional de Imunização) e representa uma conquista logística para a imunização no estado. “Estamos estruturando a Rede de Frio com equipamentos modernos e eficientes, que ampliam a capacidade de armazenamento e garantem a temperatura ideal dos imunobiológicos. É uma entrega estratégica, feita com planejamento técnico e em diálogo com as macrorregiões”, detalha.

Distribuição

As entregas estão sendo realizadas conforme cronograma pré-definido, articulado entre as áreas técnicas da SES e os coordenadores dos núcleos regionais. O cronograma de distribuição segue até o final de julho, com apoio da Gerência de Transportes e da Gerência de Almoxarifado da SES, secretaria responsável pela aquisição dos equipamentos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou papel da vacinação

GERAL

CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos

Veja o que mais foi alterado no certame que oferece vagas em 32 órgãos

PONTA PORÃ

Adolescente é apreendida com drogas em ônibus na BR-463

PONTA PORÃ

Ônibus escolar é apreendido com mais de 2 toneladas de drogas na fronteira