quinta, 02 de maio de 2024
SAÚDE

Projeto garante atendimento a pessoas com deficiência no SUS sem marcação de consulta

02 fevereiro 2024 - 14h30Por Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 2417/23 assegura o atendimento de pessoa com deficiência na rede pública de saúde independentemente de senha, agendamento prévio ou limite diário de atendimentos. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

A proposta estabelece ainda que, caso necessite de atendimento clínico em mais de uma especialidade, as consultas serão realizadas em sequência a fim de evitar dificuldades de descolamento.

O descumprimento das medidas, de acordo com o projeto, será considerado infração disciplinar dos profissionais envolvidos, sujeitando-os às penas cabíveis.

“As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para se deslocarem até os serviços de saúde, o que acaba prejudicando o acesso a tratamentos e cuidados necessários”, observa o autor, deputado Duarte Jr (PSB-MA). “Além disso, muitas vezes não conseguem acessar o sistema de marcação de consultas em decorrência das barreiras de comunicação e tecnológicas existentes.”

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

LEI

Lei isenta de Imposto de Renda quem ganha dois salários mínimos

DOURADOS

Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto

ECONOMIA

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto