sábado, 13 de julho de 2024
CASSEMS - Inalguração HCPP
SAÚDE

Projeto Navio: ribeirinhos recebem orientações para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata

30 novembro 2023 - 13h00Por Agência de Notícias de MS

Para proporcionar mais qualidade de vida e melhores cuidados com a saúde da população ribeirinha o Projeto NAVIO (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada), em alusão à campanha Novembro Azul, realiza ação para a prevenção do câncer de próstata.  

Conforme o comandante no Navio de Assistência Hospitalar, capitão-tenente Igor Luiz de Freitas Cobellas, a Marinha do Brasil por meio do navio de assistência hospitalar Tenente Maximiano realiza missões de ação cívico-social e também ações de assistência hospitalar nas comunidades ribeirinhas do Tramo Norte Sul do Rio Paraguai e nas comunidades ribeirinhas ao longo da calha do Rio Cuiabá.

“Em proveito ao calendário Nacional de Saúde no mês de novembro o NAVIO participa da campanha Novembro Azul, em prol da prevenção ao câncer de próstata, levando a conscientização aos ribeirinhos do Tramo Norte do Rio Paraguai sobre o assunto”, destaca.

Para a coordenadora de Saúde Única da SES/MS (Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul), Danila Frias, esse tipo de ação é de extrema importância para a população.

“No mês de novembro, em alusão ao Novembro Azul, a SES/MS junto à Marinha está realizando o trabalho de conscientização dos ribeirinhos com relação ao câncer de próstata, que é extremamente importante, levando informações a esses ribeirinhos sobre as medidas de controle, prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença”.

A SES/MS, a Marinha do Brasil e Fiocruz Minas (Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais) estão em uma parceria em desenvolvimento, o projeto NAVIO, para a instituição de uma vigilância genômica para a população ribeirinha. Esse projeto, que tem por objetivo o estudo e monitoramento da saúde de populações ribeirinhas do Pantanal e das mudanças climáticas e seus impactos na saúde pública, visa atender a população, fazer a busca, a vigilância de patógenos no cunho de Saúde Única, analisando patógenos com impacto na saúde humana, animal e ambiental.

Além da pesquisa, o projeto leva à população ribeirinha atendimentos de atenção primária, como o atendimento médico, odontológico e vacinação, proporcionando uma vida mais digna, com melhores cuidados para essa população.

Projeto NAVIO

 O Projeto NAVIO é uma parceria firmada entre a SES/MS, Marinha do Brasil e a Fiocruz Minas e visa melhorar a qualidade de vida e realizar o monitoramento genômico da população ribeirinha do rio Paraguai.

O projeto que tem duração de 5 anos teve início no dia 25 de novembro na rota entre Ladário e Porto Murtinho. Já em fevereiro, o projeto chega a Cáceres, em Mato Grosso e a previsão é que em abril a rota chegue a Cuiabá, capital do estado vizinho.

Além da SES/MS, Fiocruz Minas e Marinha, o projeto conta com o apoio da SES/MT (Secretaria de Estado de Saúde e Mato Grosso), LACENs (Laboratório Central de Saúde Pública) de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pesquisadores da Fiocruz Mato Grosso do Sul, universidades federais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ouro Preto, Universidades Estaduais de Mato Grosso do Sul e de Feira de Santana da Bahia, Embrapa, OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, Loccus, Biomanguinhos, IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná), prefeituras de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho, Instituto Erasmus de Roterdan da Holanda, Universidade de Stellenbosch da África do Sul e Universidade de Sidney da Austrália.

Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

No entanto, para o Ministério da Saúde a campanha Novembro Azul é uma oportunidade para, ao longo do mês, trabalhar a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Projeto aprovado pela Câmara permite recolhimento automático de tributo por meio eletrônico

MS-379

Veículo com cigarros contrabandeados é apreendido entre Dourados e Laguna Carapã

SAÚDE

Comissão aprova criação do Programa Nacional de Assistência Integral ao Vitiligo e à Psoríase

INVESTIMENTO

Recursos de R$ 227 milhões do FCO são aprovados para empreendimentos em diversas áreas no MS