sábado, 27 de abril de 2024
SAÚDE

Projeto obriga SUS a fornecer "touca inglesa" que reduz queda de cabelo de pacientes com câncer

07 outubro 2023 - 08h00Por Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 4680/23 obriga o fornecimento de "toucas inglesas" para pacientes em tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

A touca de silicone resfria o couro cabeludo levando à contração dos vasos sanguíneos e, desta forma, cria uma espécie de capa protetora que preserva os folículos capilares.

Autora da proposta, a deputada Denise Pessôa (PT-RS) observa que, ao preservar os fios de cabelo, o sistema é um importante aliado para a melhora do equilíbrio emocional das mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

"Um dos efeitos colaterais mais temidos pelas mulheres é a perda de cabelos ocasionada pela quimioterapia, que atinge ainda mais a autoestima da paciente já debilitada", sustentou a parlamentar.

Criado no Reino Unido pela empresa Paxman, o sistema tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já é utilizado por centros privados de tratamento oncológico.

Segundo o fabricante, o produto tem eficácia de 50% a 92% na preservação do cabelo.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha