sexta, 26 de abril de 2024
BOLETIM COVID

Resende faz apelo para avanço da vacinação em crianças e reforço nos idosos

16 fevereiro 2022 - 12h00Por Portal Governo MS

“Estamos numa luta constante. Todos os dias tentando cumprir o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde de não faltar leitos a ninguém de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário de saúde Geraldo Resende, na abertura da live desta quarta-feira, ao detalhar a abertura de 50 novos leitos em 2022 em diversas regiões do Estado, como Três Lagoas, Naviraí, Dourados, Ponta Porã e Amambai. 

Sobre a imunização, Resende destacou a necessidade de ampliar a vacinação em crianças. “Ainda não atingimos 30% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a 1° dose. Nós temos uma alta taxa de internados em pediatria no País, e aqui no MS inclusive maior que a quantidade de leitos disponíveis para essa faixa etária. Então vacinar nossas crianças é uma situação que hoje a gente faz um apelo”, afirmou pedindo apoio dos pais para um novo dia D previsto para dia 21 de fevereiro em todo Estado. 

Em seguida, pontuou a importância das doses de reforço em idosos acima de 60 anos. “E a terceira dose precisamos avançar muito. Nós ainda temos quase 200 mil pessoas que não foram buscar a terceira dose. E estamos sendo pioneiros na 4° dose para idosos acima de 60 anos. Inclusive todos os óbitos registrados no dia de hoje são de pessoas acima de 60 anos, por isso essa necessidade da 4° dose pois estamos fazendo nosso papel de preservar vidas”. 

A secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone enfatizou a luta contra a doença e as medidas que podem prevenir casos graves. “Se você tem sintomas, testagem, nossos drives estão abertos. Uso da máscara tanto para Covid quanto para Influenza. E imunização! Nós temos vacinas suficientes em todos os municípios”, enfatizou lembrando que as equipes da Secretaria de Saúde e nos municípios já atuam há mais de 700 dias para salvar vidas. 

Boletim Covid

Mato Grosso do Sul registrou mais 2.390 casos de Covid nesta quarta-feira (16). Conforme boletim epidemiológico, os municípios com maior número de infecções são Três Lagoas (256), Campo Grande (243), Dourados (154), Costa Rica (150) e Amambai (114). Com a atualização, a média móvel indica 3.040 confirmações diárias na última semana no Estado. 

Com mais 16 mortes registradas, o total de vítimas da doença desde o início da pandemia sobe para 10.134. A média móvel está em 15,1 e a taxa de letalidade em 2,2%. Os pacientes que foram a óbito nas últimas 24 horas residiam em Campo Grande (4), Corumbá (2), Alcinópolis, Bodoquena, Dourados, Maracaju, Nioaque, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas. 

Dos casos ativos no Estado, 399 são pacientes internados em leitos clínicos (229) e de UTI (170). A taxa de ocupação de leitos segue acima de 70% em todas as macrorregiões: Dourados (93%), Campo Grande (92%), Corumbá (88%) e Três Lagoas (71%). 

Já foram aplicadas 5,2 milhões de doses de vacina em Mato Grosso do Sul. Da população geral do Estado, estimada em 2,8 milhões de habitantes, 86,1% já tomaram a primeira dose, e 74,6% tomaram a segunda dose ou dose única. Mais detalhes podem ser conferidos no Vacinômetro

Influenza 

Nesta quarta-feira (16) o boletim epidemiológico Influenza registra 1 novo caso de hospitalização notificada, e média móvel de 1,6 casos diários nos últimos 7 dias. 

Nas últimas 24 horas, a SES registrou 1 novo óbito por influenza, e média móvel de 0,4. A taxa de letalidade por influenza continua elevada com 18,9%. 

Confira  aqui  todos os detalhes do boletim epidemiológico Covid e Influenza desta quarta-feira 16 de fevereiro de 2022. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue