sábado, 27 de abril de 2024
SAÚDE

Seminário e oficina da SES discutem saúde mental dos trabalhadores e ações preventivas

02 outubro 2023 - 10h30Por Agência de Notícias de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, realiza nesta terça-feira (3) o ‘Seminário de Saúde Mental e Trabalho’.

O encontro tem o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo, informações e reflexão sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho, além de fortalecer as ações de promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores.

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, Maria Madalena Xavier de Almeida, o sofrimento mental em decorrência do trabalho é um agravo importante, mas está invisível, está subnotificado.

“O trabalho tem que ser fator de prazer e não de sofrimento. Isso é responsabilidade de todos, é responsabilidade do trabalhador, do empregador de promover um ambiente saudável e também do estado, do nosso papel como SUS (Sistema Único de Saúde) de observar esse determinante tão importante de adoecimento da população e intervir nisso”.

Durante o seminário serão debatidos temas como o que é saúde do trabalhador e os transtornos mentais relacionados ao trabalho que ainda despertam muitas dúvidas, tanto para profissionais quanto para trabalhadores, o transtorno mental relacionado ao trabalho e quais as formas de inserção.

O evento é voltado aos servidores colaboradores dos centros regionais de referência em saúde do trabalhador, dos serviços de saúde do trabalhador e referências técnicas municipais, técnicos da vigilância em saúde do trabalhador, da atenção primária e especializada em saúde, recursos humanos dos setores do Governo do Estado e das Secretarias Municipais de Saúde e controle social.

As inscrições para o ‘Seminário de Saúde Mental e Trabalho’ podem ser realizadas através do link: https://www.eventbrite.com/e/seminario-de-saude-mental-e-trabalho-tickets-714592454267?aff=oddtdtcreator.

Confira a programação:

7h30 – Credenciamento
8h30 – Mesa de Abertura
9 horas – Desafios para o reconhecimento da relação entre transtorno mentais com o trabalho
10 horas – Programa Nacional de Atenção Integral de Saúde e Segurança do Trabalhador –SUS
11 horas – Debate
11h30 às 13 horas – Intervalo para almoço
13 horas – Mesa Redonda: Indicadores de afastamentos relacionados aos transtornos mentais e comportamentais dos servidores públicos do município de Campo Grande-MS / A importância de cuidar da saúde mental dos profissionais da saúde
14 horas – Mesa Redonda: Assédio Moral do Trabalho
17 horas – Encerramento

 

Oficina

Já na quarta-feira (4), a SES realiza a ‘Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador’ que visa sensibilizar a área de recursos humanos do serviço público para o reconhecimento das doenças e agravos à saúde dos trabalhadores.

“Serviços públicos estaduais e municipais na área de recursos humanos e atenção à saúde dos servidores para discutir em conjunto esse conceito, o conceito do que é trabalho, do que é acidente de trabalho e, a partir daí, como é que se registra isso tanto para fins previdenciários, como se registra para fins do SUS –  através do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) – que é de notificação para desenvolvimento de políticas públicas”, explica Maria Madalena.

A oficina terá início às 8 horas e segue até às 17 horas, com intervalo para almoço.

As inscrições para a ‘Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador’ podem ser feitas pelo link: https://www.eventbrite.com.br/e/oficina-de-vigilancia-em-saude-do-trabalhador-tickets-717776608157?aff=oddtdtcreator.

Serviço

O ‘Seminário de Saúde Mental e Trabalho’ e a ‘Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador’ acontecem no auditório TRT (Tribunal Regional do Trabalho), localizado a rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208 – Jardim Veraneio, em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha