sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE DO HOMEM

SES realiza capacitação para profissionais da Atenção Primária de Saúde

14 junho 2021 - 17h00Por SESMS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, realiza nesta terça-feira (15), às 9 horas, a web aula: ‘Saúde do Homem – Acesso à Atenção Primária’. Objetivo é trabalhar junto aos profissionais de saúde dos 79 municípios do Estado, o acesso ao acolhimento do homem pela Rede de Atenção Primária de Saúde. Quem ministra a aula é o consultor técnico do Ministério da Saúde, José M. Viana dos Santos.

Segundo a técnica da Saúde do Homem da SES, Fernanda Lamera, o acolhimento adequado nas unidades básica de saúde evita que este ele seja encaminhado à Rede de Atenção Especializada. “Muitas vezes quando um homem chega à Rede de Atenção Primária, ele apresenta alguma doença já instalada. Então, o nosso objetivo é que estes profissionais das unidades básicas de saúde tenham um olhar mais direcionado à eles, e trabalhem às ações de saúde de forma preventiva".

Desta forma, o acolhimento é um dos eixos da política que visa a reorganização por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens são considerados essenciais aos serviços de saúde e as unidades transformadas como um 'espaço masculino'. Assim, o serviço também reconhece os homens como sujeitos que necessitam de cuidado.

“A descoberta preventiva de doenças evita o agravo da morbidade, maior sofrimento do paciente, menor possibilidade de resolução, maior ônus ao sistema de saúde, além de muitas doenças que podem ser evitadas. Por isso, é importante que este homem procure o serviço de saúde com regularidade pela porta de entrada do SUS - que é a Rede de Atenção Primária”, ressalta Lamera.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), elaborada pelo Ministério da Saúde, desenvolve políticas com estados e municípios para que possam desenvolver ação de prevenção sobre doenças que possam afetar o bem-estar da saúde dos homens. Além de campanhas que cuidam da prevenção de cânceres (boca, pênis e próstata) e doenças cardiovasculares também entram na mira, além da importância de se alimentar bem. Os profissionais das unidades de saúde também precisam ficar atentos quanto a outras doenças silenciosas como: a hipertensão e o diabetes.

Para participar da web aula basta fazer a inscrição clicando neste link do Zoom: https://conasems-br.zoom.us/j/93918972175?pwd=VjJHb3pZVHRDZkhhejY4RWw0ZlBlUT09  . ID da reunião: 939 1897 2175 Senha de acesso: 742910

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal