terça, 08 de julho de 2025
SAÚDE

Triênio 20252028: aberto processo eleitoral para composição do Conselho Estadual de Saúde de MS

14 junho 2025 - 09h00Por Agência de Notícias de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que foi publicado o edital do processo eleitoral para a composição do CES (Conselho Estadual de Saúde) para o triênio 2025-2028. A eleição será realizada no dia 17 de julho, na sede do CES, localizada a rua 25 de dezembro, 1.231 –  Centro, em Campo Grande.

A convocação foi oficializada por meio da Deliberação CES nº 673/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Estado no dia 5 de junho. O documento convoca entidades, instituições e movimentos representativos dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde a participarem do pleito que definirá a nova composição do colegiado.

Serão eleitos 24 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, respeitando a seguinte composição: 50% de representantes de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde privados, conveniados ou sem fins lucrativos. A distribuição segue os critérios de paridade previstos na legislação federal e estadual, bem como no regimento interno do CES.

As inscrições para habilitação das entidades estarão abertas de 9 a 17 de junho, das 7h30 às 16h30, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site oficial do Conselho Estadual de Saúde: https://ces.saude.ms.gov.br/EleicaoCES2025.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a ficha de registro da candidatura, além dos documentos exigidos pelo edital, conforme o segmento ao qual pertencem. É de responsabilidade das entidades candidatas o correto preenchimento do requerimento de inscrição e a entrega da documentação. A Comissão Eleitoral poderá, de forma excepcional, permitir complementações de documentos dentro do prazo.

A relação das inscrições realizadas será publicada até o dia 26 de junho, no Diário Oficial Eletrônico do Estado, no site do CES e meios de comunicação oficiais, abrindo-se prazos para recursos conforme cronograma anexo ao edital.

A eleição ocorrerá no dia 17 de julho, das 8h30 às 16h30, e será conduzida pela Comissão Eleitoral, composta por oito membros indicados pelos segmentos representados no Conselho. A votação será por cédula e urna física, com direito a um voto por entidade habilitada. Em caso de empate, será considerada eleita a instituição com maior tempo de funcionamento comprovado no estado.

A homologação do resultado final será publicada até 24 de julho, e a posse dos conselheiros eleitos, bem como a eleição da nova mesa diretora do CES, ocorrerá em reunião extraordinária no dia 25 de julho, às 8h30.

Os representantes eleitos deverão apresentar, até a data estipulada no edital, documentos como RG, CPF, certidões negativas nas esferas judiciais estadual e federal, declaração da entidade e termo de compromisso, conforme exigências legais. Também devem firmar declaração de que não exercem cargo de chefia, função pública ou mandato eletivo, conforme determina a Resolução CNS nº 453/2012 e o Acórdão TCU nº 1660/2011.

Confira o edital na íntegra, com todas as normas, critérios de habilitação, composição de vagas por segmento e cronograma completo do processo eleitoral.

A SES reforça a importância da ampla participação da sociedade civil, trabalhadores e gestores, garantindo a representatividade e o fortalecimento do controle social do SUS em Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou papel da vacinação

GERAL

CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos

Veja o que mais foi alterado no certame que oferece vagas em 32 órgãos

PONTA PORÃ

Adolescente é apreendida com drogas em ônibus na BR-463

PONTA PORÃ

Ônibus escolar é apreendido com mais de 2 toneladas de drogas na fronteira