sábado, 27 de abril de 2024
ESPORTE

Beneficiário do Bolsa Atleta garante pódio no Campeonato Brasileiro de Ciclismo

13 março 2024 - 14h30Por Agência de Notícias de MS

Com apenas 15 anos, Pedro Lucas Dourado da Silva já coleciona inúmeros títulos nacionais no ciclismo. Em 2023, garantiu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Pista, um marco para Mato Grosso do Sul. Neste ano, sua performance foi ainda mais impressionante, acumulando um total de seis medalhas, das quais três foram de ouro.

Natural de Coxim, o ciclista recebe pelo segundo ano consecutivo o incentivo do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A competição ocorreu entre os dias 3 e 10 de março, em Curitiba (PR), e contou com a participação de atletas de diversos estados brasileiros, competindo em quatro categorias. 

Pedro Dourado foi o único representante sul-mato-grossense no campeonato, que também contribuiu para o ranking brasileiro da modalidade. “Me sinto muito feliz com a vitória, fiquei bastante tempo treinando em Indaiatuba SP, um mês e meio treinando, e deu resultado, estou muito feliz”, ressalta Pedro.

Seus três ouros foram conquistados em duas provas individuais e uma por equipes, envolvendo as categorias juvenil e júnior. Além disso, ele também garantiu três medalhas de prata em outras categorias.

Com uma trajetória impressionante até os 15 anos, o coxinense já acumula uma série de títulos nacionais, incluindo o Campeonato Nacional de Contrarrelógio em 2022 e o Campeonato Nacional de Eliminação em 2023.

O jovem ciclista começou seus treinos por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), desenvolvido pela Fundesporte em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo nas escolas estaduais, no contraturno das aulas. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o programa além de iniciar diversos alunos-atletas no esporte, é responsável por revelar grandes talentos. “O Prodesc é um programa que devolve com títulos estaduais, nacionais, o Pedro Lucas é um desses modelos de sucesso”, frisa Herculano.

Para o titular da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Marcelo Miranda, o Prodesc é um programa que universalizou o acesso à prática esportiva em todo o estado. “A gente fica muito feliz de alguma forma ter contribuído e já ver resultados significativos e ver que o esporte realmente transforma vidas”, destacou.

O ciclismo é mais do que um esporte para Pedro, tornou-se uma tradição familiar. Ele pedala desde criança, seguindo os passos de seus pais, que são campeões estaduais de MTB (mountain bike), e de seus tios, que conquistaram títulos nacionais em várias categorias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha