terça, 30 de abril de 2024
COPA DO MUNDO

Colômbia vence Senegal por 1 x 0 e se classifica para as oitavas

A Colômbia aproveitava a redução de ritmo de Senegal no segundo tempo e ia ao ataque

28 junho 2018 - 15h30Por Agência Brasil

A Colômbia venceu o Senegal hoje (28), por 1 x 0 e garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. A derrota representou a eliminação do time africano, que terminou a primeira fase com o mesmo número de pontos do Japão, mas, por ter mais cartões amarelos, acabou fora da Copa.

O número de cartões recebidos é um dos critérios de desempate, depois de saldo de gols, gols marcados e confronto direto. Japão e Senegal empataram em todos os critérios antes dos cartões.

Senegal é o time africano que mostrou mais qualidade e chances de avançar na Copa da Rússia. Hoje, o empate classificava os africanos e eles começaram melhor o jogo. No entanto, diminuíram o ritmo no segundo tempo e deram chances a uma Colômbia desorganizada, mas com vontade de vencer.

A Colômbia pouco fez durante os 90 minutos. James Rodríguez, maestro do time, saiu aos 29 minutos com uma lesão. O time perdia o meio de campo para os africanos e Falcão Garcia, centroavante do time, pouco aparecia. Cuadrado, a principal válvula de escape do time colombiano, não estava em um bom dia. Errava dribles e passes e cedeu muitos contra-ataques ao adversário.

A Colômbia aproveitava a redução de ritmo de Senegal no segundo tempo e ia ao ataque. E o herói do jogo foi Mina. O zagueiro, que já havia marcado de cabeça contra a Polônia, repetiu o repertório e leva o time às oitavas de final.

Como foi o jogo

Senegal começou melhor a partida, dominando as ações e indo ao ataque. A Colômbia se assemelhava ao  time que perdeu para o Japão na primeira rodada, e não ao que venceu a Polônia por 3 x 0. Aos 16 minutos, Cuadrado perdeu a bola no meio de campo, Mané puxou o contra-ataque e foi derrubado na área. O árbitro marcou o pênalti para o Senegal, mas, após consultar o vídeo, voltou atrás. Davinson Sánchez havia tocado a bola antes de atingir o senegalês.

Senegal tinha mais a bola e ameaçava com jogadas de velocidade. A Colômbia exibia dificuldades em conduzir a bola ao ataque e esbarrava na marcação senegalesa.

Aos colombianos restava as jogadas de bola parada, quando eles chegaram com perigo duas vezes no primeiro tempo. Para complicar mais a situação da Colômbia, James Rodríguez foi substituído aos 29 minutos, aparentemente após voltar a sentir uma lesão que já o persegue desde antes da Copa.

No segundo tempo, a Colômbia começou mais ofensiva e passou a rondar mais a área do goleiro N'Diaye. O time sul-americano ainda errava muitos passes e dribles. Cuadrado, a principal arma ofensiva na ligação entre meio-campo e ataque, não estava bem no jogo e perdia muitas bolas. Mas a Colômbia crescia na partida.

Gol de cabeça

E aos 28 minutos, a Colômbia abriu o placar em uma cobrança de bola parada. Cuadrado cobrou escanteio e o zagueiro Mina subiu mais alto e mandou de cabeça para o gol: 1 x 0. Foi o segundo gol do zagueiro em jogada de escanteio nesta Copa.

Imediatamente após o gol, Senegal tentou responder e quase empatou, mas o goleiro Ospina defendeu o chute de Niang. Os africanos estavam sonolentos na partida, acomodados com o empate. Após sofrer o gol, partiram para o ataque.

O jogo começava a ficar dramático para Senegal, que se via eliminado com a derrota, uma vez que o Japão também perdia por 1 x 0 para a Polônia no outro jogo, mas superava os africanos nos critérios de desempate.

Com isso, a Colômbia termina em primeiro no grupo H, com 6 pontos. O Japão, com 4 pontos, fica em segundo e também está nas oitavas de final.

A Colômbia enfrentará o segundo colocado do grupo G e os japoneses jogarão com o primeiro colocado. O grupo G já tem definidos os classificados, Bélgica e Inglaterra. Ambos os times jogam às 15h desta quinta-feira para definir quem será o primeiro colocado do grupo.

Veja os 16 países classificados para as oitavas de final

1  Uruguai 

2  Rússia

3  Espanha

4 Portugal

5 França

6 Dinamarca

7 Croácia

8 Brasil

9 Argentina

10 México

11 Suíça

12 Suécia

13 Inglaterra

14 Bélgica

15 Colômbia

16 Japão

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário