quinta, 28 de março de 2024
AGEMS

Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul agora é AGEMS

22 novembro 2021 - 17h00Por Portal Governo MS

Escolhida em enquete popular, a nova sigla cria identidade com o Estado de MS, facilita a comunicação com a sociedade sobre o trabalho da Agência e seu papel na qualidade dos serviços concedidos

O presente de aniversário pelos 20 anos de criação da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul é um novo nome: AGEMS. Mais objetivo, representativo da regulação e criando uma identidade com o Estado.

A nova sigla foi escolhida em enquete com votação popular na internet. Com mais de 500 participações, essa opção foi eleita com 32,9% dos votos.

Criada pela Lei 2.363, de 19 de dezembro de 2001, a autarquia tinha o nome resumido na sigla Agepan, uma referência à palavra Pantanal, mas que não remete ao Mato Grosso do Sul. Fora do estado e até dentro do próprio território, sempre houve muitas confusões com organizações com siglas parecidas e desconhecimento sobre o papel da Agência, o trabalho que realiza e sua importância para a qualidade dos serviços como energia elétrica, saneamento, transporte, gás.

“A regulação de serviços públicos ainda é uma atividade pouco conhecida para a maioria das pessoas e o antigo nome dificultava essa compreensão”, lembra o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. “AGEMS tem uma associação direta entre quem somos e onde estamos. A Agência Reguladora vai ser fortalecida e vai contribuir para fortalecer o nome de Mato Grosso do Sul”, completa.

Participação popular

Para a escolha do novo nome foi usado um instrumento que está presente em muitas ações da Agência Reguladora: a participação popular. Na Internet, foi aberta uma votação, com cinco opções de nomes. AGEMS foi a escolha da maioria (32,9%), seguida por AGER-MS (31,2%), AGERSP-MS (20,7%), AGERMS (11,2%) e AER-MS (4%).

Mais de 500 votos foram recebidos, oriundos de Mato Grosso do Sul, de outros estados brasileiros e até de quatro países diferentes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro