quinta, 25 de abril de 2024

Agricultor colhe mandioca de 3,6 m e mais de 40 quilos no MT

Agricultor colhe mandioca de 3,6 m e mais de 40 quilos no MT

01 dezembro 2011 - 10h40Por G1
Benedito Orvando Cristaldo já tinha ouvido falar em mandiocas gigantes de até 6 quilos, mas ficou surpreso quando colheu uma de 42 quilos na fazenda onde trabalha em Nova Nazaré, a 800 quilômetros de Cuiabá. O agricultor conta que ficou surpreso quando precisou chamar um colega para tirar a raiz de 3,6 metros da terra na última sexta-feira (25). Segundo ele, a mandioca que já estava plantada nas proximidades da casa há quatro anos deu trabalho para ser colhida.

“Ela era na beira da horta. Quando a gente viu já tinha invadido a horta. Ai fazia uns dias que minha mulher falou para eu colher logo, se não ia apodrecer. Quando eu tirei ela, esperava que fosse grande, mas não tudo isso. Ela em pé é maior que eu”, disse o senhor de 58 anos.

O agricultor afirma que a única vez que ouviu falar de mandiocas gigantes foi quando morava em Mato Grosso do Sul, e o esposo de sua prima lhe contou das raízes que chegavam a pesar 6 quilos. “Quando aqui na fazenda deu uma de 16 quilos eu pensei em contar para ele mas desisti. Ele ia pensar que era deboche. Mas agora, dessa vez, a gente tirou foto. Vou contar e depois mostrar a foto. É bom um senhor de 80 anos ver como essas coisas podem acontecer e outras pessoas também. Eu mesmo nunca tinha visto isso em toda minha vida”, pontuou.

A esposa de Benedito, Isabel Maia Batista conta que quando a mandioca de 16 quilos foi colhida, ela e o esposo passaram por mentirosos para a vizinhança. Segundo a senhora de 42 anos, a nova mandioca gigante, de 42 quilos, infelizmente não vai servir para fazer a farinha que ela havia planejado, mas chamou bastante atenção. “Dessa vez esperamos para tirar foto e registrar. Porque se não ficava difícil das pessoas acreditarem de novo. Mas com a demora a mandioca 'brocou', criou bichinho por dentro. Agora eu vou dar para os porcos”, disse bem humorada ao G1.

O engenheiro agrônomo e proprietário da fazenda em que foi colhida a mandioca de mais de 40 quilos, Antero Ciocari, disse ao G1 que a terra da fazenda de 400 hectares é boa, mas que foi inevitável não ficar surpreso com a descoberta. “Achamos interessante demais. Tenho a fazenda há 11 anos e nunca tinha visto isso”, afirmou.

Outros casos

Em Mato Grosso, produtores estão acostumados a encontrar raízes e legumes de tamanho pouco comum. Em junho deste ano, um comerciante se assustou ao colher uma mandioca de três metros em Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Oeste, um pé de mandioca que fica um ano e meio no solo produz, normalmente, três quilos da raiz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue