sexta, 26 de abril de 2024

É um dos maiores eventos do setor sucroenergético do Brasil; terá palestras, rodada de negócios e uma amostra de produtos para o setor

03 novembro 2011 - 15h10
Divulgação (TP)

O Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul), edição 2011, acontece na cidade de Dourados, nos dias 7, 8 e 9 deste mês de novembro. Seu foco é desenvolver a cadeia produtiva da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul.

O Canasul, que está apenas na sua quinta edição, já é um dos maiores eventos do setor sucroenergético do Brasil. As primeiras edições foram em Campo Grande e agora acontece em Dourados, já que a cidade é o centro de uma região de 15 usinas de grande porte.

O evento acontece no centro de eventos da Unigran, no Jardim Universitário, com 12 palestras, uma amostra de produtos para o setor sucroenergético e rodada de negócios organizada pelo Sebrae/MS.

A programação atende aos empresários do setor e também aqueles que querem conhecê-lo para entrar na área.

A abertura oficial da feira será no dia 7, às 20h, com fala das autoridades, entre elas o governador André Puccinelli e o prefeito Murilo Zauith, com palestra de Ricardo Dornelles, diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.

As entidades promotoras do evento são a Prefeitura de Dourados, a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e o Governo do Estado, através da Seprotur (Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e ainda o Sebrae/MS.

INSCRIÇÕES

As inscrições para as palestras e a amostras de produtos e serviços do Canasul 2011 já estão disponíveis no site do Sebrae/MS (www.ms.sebrae.com.br). No site há um link de acesso direto, onde os interessados em participar podem entrar e se inscrever. O Canasul acontece no centro de eventos da Unigran, em Dourados, nos dias 7, 8 e 9 novembro.

As inscrições para as palestras custam R$ 30, mas para estudante esse valor cai para R$ 15, porém é obrigatória a apresentação da carteirinha, com foto. No momento da inscrição, será gerado um boleto para pagamento bancário.

Já a inscrição para entrar na área de estandes da amostra é de graça, mas precisa ser feita no site. As inscrições, tanto para as palestras, como para a amostra, podem ser feitas também no local do evento, mas a coordenação do Canasul 2011 recomenda que seja feito antecipadamente no site para fins de garantir as vagas nas palestras, que são limitadas.

As 12 palestras acontecem nos dias 8 e 9 nos períodos da manhã e tarde. Já a mostra de produtos e serviços será realizada no período de 7 a 9, das 13h às 18h. São 20 estandes de empresas voltadas para o setor sucroenergético, que estarão expondo os seus produtos e serviços.

Já as inscrições para a rodada de negócios podem ser feitas pelo telefone 67 8102 7653, com Idete, consultora do Sebrae/MS, entidade parceira do Canasul 2011. O Sebrae/MS foi escolhido para organizar a rodada de negócios porque tem muita experiência nessa área, obtendo sucesso em todos os eventos realizados.

A rodada tem por objetivo proporcionar negócios entre as usinas da região e fornecedores de Dourados. Com a rodada, a organização fomenta o mercado, oferecendo oportunidade para que usinas e fornecedores estabeleçam novos negócios e parcerias.

Mais informações no telefone (67) 3411-7104, na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio.

A CANA EM MS

Segundo estimativas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Mato Grosso do Sul deve colher este ano mais de 40 milhões de toneladas de cana. O aumento é de 22%em relação ao ano anterior. A expectativa é de que nos próximos anos o incremento seja ainda maior.

No Estado existem em operação 21 usinas. Ainda neste ano serão inauguradas mais duas unidades, gerando mais de 3.000 novos empregos diretos. Só na região de Dourados existem 15 grandes usinas em funcionamento, três delas entre as cinco maiores do país, que são a São Fernando, em Dourados, a Raízen, em Caarapó e a LDC-Serv, em Rio Brilhante.

De acordo com o presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Holanda Filho, o Estado vem se destacando no cenário nacional, aumentando a produção constantemente. Em 2010 o Estado produziu 34 milhões de toneladas de cana, enquanto São Paulo produziu 360 milhões de toneladas.
A estimativa, segundo ele, é que em quatro safras Mato Grosso do Sul vai disputar o segundo lugar entre os estados maiores produtores de cana-de-açúcar do Brasi, encostando em São Paulo.

SERVIÇOS

Para dar suporte ao setor sucroeneregético na região, a Prefeitura de Dourados desenvolve o “Projeto Pólo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”. O projeto é elogiado pelo diretor do Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Adézio Marques.

Segundo ele, Dourados é futuro do setor sucroenergético. “As indústrias vão para onde está o desenvolvimento e o foco é Dourados daqui pra frente”, disse ao participar de evento na cidade recentemente.

De acordo com o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), o projeto sucroenergético é histórico para Mato Grosso do Sul. Ele explica que o projeto capacitas as empresas locais do setor metal-mecânico para atender as usinas e anda atrais novas indústrias e fornecedores de insumos. A idéia é oferecer em Dourados todos os serviços que as usinas buscam hoje em Sertãozinho (SP).

Ao mesmo tempo, a prefeitura da cidade desenvolve o programa “Qualifica Dourados”, que prepara a mão-de-obra qualificada para o setor sucroenergético e ainda o programa “Alvará em 5 dias”, que desburocratiza a abertura de empresas no município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue