sexta, 26 de abril de 2024

Capital recebe o I Encontro Centro Oeste da Rede Unida

02 novembro 2011 - 22h17Por Assessoria
Campo Grande sedia nesta quinta e sexta-feiras, dias 3 e 4 de novembro, o Encontro Centro Oeste da Rede Unida. O evento, que acontece no anfiteatro do Bloco C da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), está sendo realizado pela primeira vez no Centro Oeste. A Rede Unida, que discute educação e saúde em todo o país, existe há 25 anos e, nos últimos 10 anos vêm promovendo encontros como este em todo o país.

A Rede reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A principal ideia é uma proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. “Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos”, afirma o médico Alcindo Ferla, Doutor em Educação e atual coordenador da Rede Unida.

Por ser uma Associação de abrangência Nacional, a Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

“Neste sentido, é tarefa prioritária da Rede Unida reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde a fim de fortalecer o SUS por meio de mudanças na formação profissional em saúde. Para tanto, é desafio da Rede induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS. E, assim, promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional”, explica Ricardo Ceccim, sanitarista, Mestre em Educação e Doutor em Psicologia.

O evento
Congregando profissionais, estudantes e usuários da saúde, o evento contará com 12 oficinas temáticas, além de conferências proferidas pelo professor da Unicamp, Emerson Merhy, que abordará o tema “O agir como analisador do fazer. A diferença na repetição”, pelo professor da UFRGS, Ricardo Ceccim, com o painel “Rede Escola”, e oficinas de “Humanização e produção do cuidado”, “Políticas indutoras da formação”, dentre outras.

O evento - realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fiocruz Pantanal, UCDB e Rede Unida - começa às 7h30 e as inscrições – gratuitas - podem ser feitas [aqui](http://www.ead.ufms.br/redeunida).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue