sexta, 26 de abril de 2024

Cirurgia de redução de estômago pode causar aversão a comida calórica

12 novembro 2011 - 14h14Por UOL
Cerca de um terço dos pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago passam a ter aversão a alimentos gordurosos e açucarados. Essa mudança de paladar tem sido estudada por especialistas como o britânico Carel Le Roux, do Imperial College de Londres.

O médico esteve presente no 8º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Ele conta que muitos desses pacientes, que antes apreciavam alimentos calóricos, de repente passam a ter desejo por comida saudável, como frutas e vegetais, chegando a surpreender os familiares.

As causas dessa alteração ainda não são totalmente compreendidas. “Pacientes que tomavam café com muito açúcar ou muito chocolate, por exemplo, passam a ficar satisfeitos com uma quantidade muito reduzida”, comenta Le Roux.

A mudança foi comprovada em estudos como o publicado este ano no American Journal of Physiology. O método avaliado pelo médico, no caso, foi o chamado “bypass gástrico em Y de Roux”, cirurgia que envolve a redução do estômago com desvio do intestino.

Cerca de 30% dos pacientes, no entanto, continuam sentindo desejo por comida gordurosa e açucarada após o procedimento. “É preciso entender que isso não acontece porque eles não foram motivados o bastante, mas por razões fisiológicas”, comenta. Essa parcela de pacientes corre mais risco de voltar a engordar alguns anos após a operação.

Estima-se que a cirurgia interfere nos sinais que o estômago envia ao cérebro durante a ingestão dos alimentos e na forma como o mecanismo de recompensa é acionado. Uma das substâncias que estariam envolvidas nesse processo é o peptídeo GLP1.

Le Roux observa que a compreensão desses hormônios pode levar à criação de medicamentos que, no futuro, ajudem a combater a obesidade sem a necessidade de cirurgia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue