sexta, 26 de abril de 2024

CNJ reprova condições de Uneis em MS e recomenda medidas

CNJ reprova condições de Uneis em MS e recomenda medidas

14 fevereiro 2012 - 15h40
Douradosagora

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou ao Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) que regulamente e fiscalize o cumprimento dos procedimentos que devem preceder a internação de adolescentes em conflito nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis). A sugestão consta em relatório produzido pelo Programa Justiça ao Jovem, do CNJ, sobre o sistema socioeducativo de Mato Grosso do Sul. O documento foi encaminhado às autoridades do Poder Judiciário e Executivo na semana passada.

Durante visitas às unidades de internação sul mato-grossenses, em maio do ano passado, as equipes do CNJ verificaram a inexistência “de fluxo bem definido para as providências previstas no artigo 175 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dizem respeito à apresentação ao Ministério Público (MP) e ao Judiciário, pela autoridade policial, do adolescente apreendido em flagrante por ato infracional de natureza grave”.

Pela legislação, a apresentação do adolescente ao Ministério Público deve ocorrer em no máximo 24 horas. Após realizar a oitiva e verificar os termos do flagrante, o órgão pode representar o adolescente, solicitando a internação deste. Nesse caso, o pedido de custódia deve ser apreciado pelo juiz responsável imediatamente.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Daniel Issler, o Tribunal de Justiça deve fiscalizar o cumprimento do rito estabelecido no ECA. “A recomendação do CNJ é a de que o TJMS realize estudos para a edição de regulamentação sobre este fluxo e fiscalize o seu cumprimento. Também se faz necessário mais diálogo com a Polícia Civil e Ministério Público, para que haja a integração das ações”, afirmou.

De acordo com Issler, se verificou também, durante as visitas, algumas situações em que o prazo de cinco dias para a permanência de adolescentes custodiados em distritos policiais não é respeitado. Esse período está previsto no artigo 185, parágrafo 2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o juiz, o problema foi verificado, principalmente, na comarca de Maracaju.

UNEIS
O Programa Justiça ao Jovem visitou as oito unidades de internação do Mato Grosso do Sul. O relatório traz detalhes das condições de cada um desses estabelecimentos. Na Unidade Pantanal, em Corumbá, constatou-se a existência de alojamento único, o que impede a separação dos adolescentes por critérios como idade, compleição física e gravidade do ato infracional.

A Unidade Mitaí, em Ponta Porã, foi construída há dois anos e possui instalações adequadas para múltiplas atividades. Mas o quadro de servidores está incompleto. Como o estabelecimento fica em área de fronteira com o Paraguai, os adolescentes são separados de acordo com a nacionalidade. Também há jovens indígenas entre os internados, os quais não vêm recebendo acompanhamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em Campo Grande, a Unidade Dom Bosco tem arquitetura semelhante a prisões e problemas com o abastecimento de água. A Unidade Estrela da Manhã, na mesma cidade, destinada a adolescentes do sexo feminino, funciona em casa adaptada, com estrutura deteriorada e infiltrações. As jovens atendidas, no entanto, elogiaram o tratamento que recebem dos funcionários.

Ainda em Campo Grande, a Unidade Novo Caminho, de internação provisória de adolescentes do sexo masculino, embora funcione em prédio adaptado, revelou-se bem conservada, arejada e limpa. Os jovens elogiaram o tratamento.

A Unidade Aurora Gonçalves Coimbra, em Três Lagoas, tem estrutura precária e insuficiente para atender os adolescentes. Há problemas com a higiene e falta atividades profissionalizantes.

Em Dourados, a unidade feminina Esperança encontrava-se em péssimo estado de conservação. As jovens ficam ociosas a maior parte do tempo, pois não há atividades pedagógicas ou profissionalizantes. Já a Unidade Laranja Doce, na mesma cidade, a maioria dos adolescentes afirmou receber agressões físicas constantemente.

DEFENSORIA
De acordo com Daniel Issler, um dos coordenadores do programa, a Defensoria Pública sul-mato-grossens realiza um bom trabalho junto aos adolescentes. O órgão ajuizou, nos últimos anos, diversas ações cíveis públicas com vistas ao aperfeiçoamento das condições das unidades de internação.

Para o coordenador do Justiça ao Jovem, para melhorar a execução da internação, o Estado do Mato Grosso do Sul precisa, dentre outras medidas, adequar as unidades ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), criar mais vagas e investir na formação continuada de servidores e magistrados.

PROGRAMA
O Justiça ao Jovem foi criado em junho de 2010 para avaliar o sistema socioeducativo brasileiro. O programa percorreu todo o país e elaborou diagnósticos para cada estado que visitou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha