sexta, 26 de abril de 2024

Com votação recorde, Neymar é consagrado melhor jogador da América

01 janeiro 2012 - 17h32Por Terra
Pela primeira vez desde 2000 um brasileiro é o melhor jogador da América. Com uma votação recorde, o atacante Neymar, do Santos, venceu a tradicional eleição do jornal uruguaio El País. O chileno Eduardo Vargas, ex-Universidad de Chile, e o também santista Paulo Henrique Ganso, acabaram respectivamente como os segundo e terceiros colocados.

A eleição foi histórica, pois antes de Neymar ninguém tinha dominado tanto a votação do prêmio, distribuído anualmente desde 1986. Com 130 menções dos jornalistas que formam o júri, o brasileiro superou a marca do meia argentino Juan Sebastián Verón, que recebeu 109 em 2009.

Segundo colocado, Vargas, que anunciou a transferência para o Napoli, da Itália, após o título da última Copa Sul-Americana, teve 70 adesões, contra 33 de Ganso. A seleção ainda conta com jogadores que passaram pelo Brasil: o goleiro chileno Johnny Herrera (do Corinthians em 2006), o zagueiro argentino Rolando Schiavi (do Grêmio em 2007), o lateral direito equatoriano Néicer Reasco (do São Paulo entre 2006 e 2008) e o volante uruguaio Arévalo Ríos (do Botafogo em 2011). O técnico da equipe ideal do diário é Oscar Tabárez, campeão da Copa América de 2011 com o Uruguai.

O atleta mais aclamado, de qualquer forma, foi mesmo Neymar. Ele é o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio desde Romário em 2000, quando o ex-atacante defendia o Vasco da Gama. Raí, então no São Paulo, também foi condecorado em 1992, enquanto que a estrela de 1989 foi Bebeto, do Vasco.

Neste sábado, o santista foi aclamado como um jogador "único" pelo veículo uruguaio, que reuniu na votação 247 jornalistas representando meios de comunicação de 19 países da América. "Neymar fez ressurgir o futebol de seu país, segundo o reconhecimento jornalístico", exaltou o diário.

Neymar, Reasco e Ríos também estavam presentes na seleção continental em 2010, quando a honraria de melhor jogador ficou para o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional.

Dedé, Ronaldinho, Danilo e Elano ficam no quase

A eleição batizada de "Rey de América" (Rei da América) ainda incluiu outros quatro brasileiros entre os 20 melhores atletas do continente no futebol. Com 15 votos, o vascaíno Dedé, do Vasco, ficou a apenas um do chileno Marcos González, escolhido para integrar o time ideal.

O meio-campista do Santos Elano, por sua vez, teve 14 menções. O meia-atacante Ronaldinho, do Flamengo, e o lateral direito Danilo, que se transferiu do Santos ao Porto, também apareceram bem cotados, com 12 votos cada um.

Confira a seleção da América definida em eleição organizada pelo diário El País:

Goleiro: Johnny Herrera (chileno, da Universidad de Chile) - 23 votos Lateral direito: Néicer Reasco (equatoriano, da LDU) - 24 votos Zagueiro: Marcos González (chileno, da Universidad de Chile) - 16 votos Zagueiro: Rolando Schiavi (argentino, do Boca Juniors) - 25 votos Lateral esquerdo: Clemente Rodríguez (argentino, do Boca Juniors) - 24 votos Volante: Arévalo Ríos (uruguaio, do Tijuana-MEX) - 30 votos Meia: Paulo Henrique Ganso (brasileiro, do Santos) - 33 votos Meia: Juan Román Riquelme (argentino, do Boca Juniors) - 23 votos Atacante: Neymar (brasileiro, do Santos) - 130 votos Atacante: Eduardo Vargas (chileno, da Universidad de Chile, vendido ao Napoli-ITA) - 70 votos Atacante: Hernán Barcos (argentino, da LDU) - 16 votos

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue