terça, 27 de fevereiro de 2024

Comércio teme queda nas vendas em campanha dos namorados

04 junho 2012 - 09h21Por Douranews
O otimismo dos empresários com as vendas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, caiu 8 pontos percentuais neste ano, em comparação com 2011. Pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Serasa Experian mostra que 49% dos varejistas acreditam que o faturamento vai crescer. Em 2011, o índice foi 57%. Os economistas da Serasa avaliam que o decréscimo está relacionado à evolução do endividamento dos consumidores.

“O pessoal chega, olha, pergunta o preço e não compra”, disse um empresário da área central de Dourados, que se inclui entre os que desacreditam da expectativa de bons negócios anunciada pelo Sindicato dos empregadores no comércio. “Esse pessoal não anda no meio de nós pra ver a realidade”, reagiu.

O resultado é o pior desde 2009, que teve apenas 30% dos empresários com expectativa de crescimento nas vendas. Para este ano, 36% acreditam que o faturamento ficará estável e 15% acreditam que haverá queda. Foram entrevistados 1.013 empresários varejistas entre os dias 14 e 18 de maio em diferentes regiões do País.

Em Dourados, por exemplo, a média que o consumidor estima gastar para a compra dos presentes é variável, entre R$ 51 e R$ 96. “Já teve ano de vendermos bem mais, inclusive com o uso do cartão e até no crediário; agora o pessoal está mais com medo, diminuiu o poder de compra”, disse um outro empresário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

País tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos

CONSUMIDOR

Projeto proíbe comprar imóveis, carros e obras de arte com dinheiro vivo

SAÚDE

Brasil já registra metade dos casos de dengue contabilizados em 2023

GESTÃO PÚBLICA

Titular da pasta de parcerias estratégicas de MS recebe prêmio nacional de infraestrutura na B3