sexta, 26 de abril de 2024

Consultor de empresas dá dicas de como investir dinheiro e melhorar a renda da família

Confira as opções e escolha a que mais combina com o seu perfil e com o valor a ser investido

21 maio 2012 - 07h30Por Correio do Estado
Ganhou um dinheiro extra e não pretende comprar nada especial, mas também não quer deixá-lo parado? O contador e consultor de empresas Celso Barbosa, que orienta pessoas físicas e jurídicas há mais de 20 anos, tem as soluções. Confira as opções e escolha a que mais combina com o seu perfil e com o valor a ser investido.

Poupança
Esta forma de guardar dinheiro pode ser encontrada em todos os bancos, com taxa de rendimento atual em 0,5% ao mês. Em algumas instituições, como o Banco do Brasil, ao abrir uma conta corrente, o cliente automaticamente abre uma conta poupança. Por isso, consulte seu banco para ver as facilidades existentes.

Recentemente, o governo atrelou a taxa de poupança à taxa do Sistema Oficial de Liquidação e de Custódia (Selic), a mesma que define os juros cobrados por todas as transações monetárias feitas no país. Enquanto a porcentagem, que é feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom), estiver em 9%, como é hoje em dia, nada muda. Seu dinheiro ainda rende 0,5% ao mês. Mas, à medida que o governo reduz a taxa, sua poupança renderá menos. Mas você ao mesmo tempo tem menos juros sobre suas compras. No áudio é possível ouvir as dicas do consultor.

Mercado de ações
Para quem não tem medo de arriscar e está sempre atento às noticias do mundo financeiro, a bolsa de ações pode ser muito lucrativa. Mas, ao mesmo tempo, é perigosa. Qualquer sinal de crise ou mesmo rumores sobre a reputação da empresa podem afetar drasticamente o preço das ações. Ouça no final da matéria a avaliação de Celso.

Gostou desse tipo de investimento, mas tem medo de arriscar? Comece treinando. Vários sites na internet disponibilizam, gratuitamente, jogos online para os iniciantes na bolsa de valores. O dinheiro é de mentira, mas as cotações são reais. É ideal para se adaptar a esse mercado sem correr o risco de perder toda a aplicação.

Previdência privada
Quem pensa muito no futuro tem boas chances de gostar mais dessa modalidade de economia. Existem dois tipos. Na opção fechada, o trabalhador contribui com uma parte mensal do salário e a empresa banca o restante, valor que normalmente é dividido em partes iguais. Outras empresas, essas mais raras, bancam toda a contribuição. Já na previdência aberta, que é oferecida por seguradoras ou por bancos, o contribuinte banca tudo. Um dos principais benefícios dos planos abertos é a sua liquidez, já que os depósitos podem ser sacados a cada dois meses.

Para quem só conta com o salário e mesmo assim quer começar a investir, a orientação de Celso é poupar de 10% a 30% da renda total, desde que não faça falta. Dependendo do valor, ao final de pouco tempo é possível ter um bom dinheiro guardado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue