sexta, 23 de fevereiro de 2024

Tema de palestra durante a Feira do Empreendedor

Tema de palestra durante a Feira do Empreendedor

29 maio 2012 - 14h49
Tema de palestra durante a Feira do Empreendedor

O cooperativismo é uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade, o que não difere muito do conceito de sustentabilidade, que é a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.



A união de pessoas com o intuito de buscar uma melhor solução para todos, além de ser mais viável e inteligente, é sustentável. O mundo está repleto de exemplos de pessoas organizadas nas mais diversas formas e em todas as atividades econômicas, que produzem mais, ganham mais, distribuem melhor as riquezas e acima de tudo, vivem mais e felizes.



Há mais de 100 anos o cooperativismo já pensa assim e vem mudando o mundo, envolvendo 1 bilhão de pessoas em mais de 90 países.



Por isso, durante a Feira do Empreendedor, de 1 a 3 de junho em Dourados, o sistema OCB/MS dará palestras sobre este assunto e visa instrumentalizar os participantes de elementos básicos necessários para o conhecimento do cooperativismo, como alternativa ao desenvolvimento sustentável, bem como da gestão e participação na cooperativa.



As palestras ocorrerão todas as noites, às 20h30 e são direcionadas a produtores rurais, profissionais liberais, estudantes e professores, além do público da feira. E tratará da globalização da economia e o cooperativismo; a cooperativa como instrumento de desenvolvimento sustentável; os princípios cooperativistas; a importância do trabalho organizado; orientação para constituição de cooperativas; diferenças entre cooperativas, associações, empresa mercantil, fundações, ong`s e oscip`s.



O sistema OCB/MS também terá um estande na feira, apresentando o cooperativismo e interagindo com o público através de jogos e distribuição de brindes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Antropólogos propõem incluir povo indígena em debate sobre bioeconomia

GERAL

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

GERAL

STF pode agendar audiências para debater revisão da Lei da Anistia

INVESTIMENTO

Ministra do Departamento Econômico e Comercial da China vem a MS prospectar negócios