sexta, 26 de abril de 2024

Copom inicia mais uma reunião para discutir a taxa básica de juros

Copom inicia mais uma reunião para discutir a taxa básica de juros

18 outubro 2011 - 11h53Por Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou ontem (18) à tarde mais uma reunião – a sétima do ano – para discutir a possibilidade de promover mais uma redução da taxa básica de juros (Selic), que está em 12% ao ano desde 31 de agosto.

Na última reunião, o comitê formado por diretores do BC aprovou, por 5 votos a 2, a redução da taxa Selic em 0,5 ponto percentual, além de sinalizar a possibilidade de novas reduções, tanto na nota distribuída depois da reunião quanto na ata divulgada na semana seguinte.

Em vista disso, a maioria dos analistas financeiros do setor privado, ouvidos toda sexta-feira pelo BC, passou a projetar mais duas reduções: uma na reunião de hoje e amanhã e outra na última reunião do Copom este ano, programada para os dias 29 e 30 de novembro. A expectativa, de acordo com o boletim Focus divulgado na segunda-feira (17) pelo BC, é que a Selic termine o ano em 11%.

Como a reunião é realizada em duas etapas, a definição da taxa de juros que remunera os títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) só é conhecida depois dos debates finais, no segundo dia, quando é encaminhada a votação. O resultado é divulgado sempre à noite, depois do fechamento do mercado financeiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha