quinta, 25 de abril de 2024

Delcídio comanda aprovação de projeto que garantiu ICMS do gás para MS

17 abril 2012 - 18h10Por Assessoria
Sob o comando do senador Delcídio do Amaral(PT/MS) , a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senador aprovou ontem, 17 de abril, por 20 votos a favor e 6 contrários, Projeto de Resolução do Senado (PRS 72/2010) que unifica as alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos importados. A proposta, que visa acabar com a chamada “guerra dos portos”, vai agora ao exame do Plenário, em regime de urgência, e deve ser votado hoje (18).

“Conseguimos uma vitória muito importante para toda a federação brasileira e, de forma especial, para Mato Grosso do Sul, porque garantimos no texto do relator Eduardo Braga (PMDB/AM), através de emenda de minha autoria, que os impostos que incidem sobre a importação do gás natural boliviano ficarão exclusivamente com o nosso estado. Isso é fundamental para as finanças sul-mato-grossenses, já que 25 % da nossa receita de ICMS provém do gás importado da Bolívia”, destacou o senador.

A decisão da CAE contrariou a posição de governadores de estados que se sentem prejudicados, como os de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, que fizeram questão de acompanhar a votação. Os senadores de Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás ainda tentaram adiar a votação. Com uma questão de ordem, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pediu a devolução da matéria para a Comissão de Constituição e Justiça, sob alegação de que o substitutivo em exame era diferente da proposta original examinada pela comissão encarregada da analisar a constitucionalidade das matérias. O pedido foi rejeitado pela Comissão e em seguida a matéria entrou em votação, sendo aprovada. O relator do projeto, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), explicou que a unificação das alíquotas só começará a ser aplicada em janeiro de 2013. Enquanto isso, o governo federal deve adotar medidas para compensar os estados que se sentem prejudicados com o PRS 72.

Além da garantia da totalidade do ICMS do gás para Mato Grosso do Sul, Delcídio destacou outro benefício do projeto.

“Com a aprovação do PRS 72, começamos a atacar incentivos de alguns estados para produtos importados , que acabam inviabilizando produtos feitos aqui, que geram empregos e riquezas no Brasil. Esse é o primeiro avanço numa grande discussão que, sem dúvida nenhuma, a Comissão de Assuntos Econômicos vai fazer olhando a questão tributária e também o pacto federativo”, disse o senador.

Na semana que vem a CAE deve discutir a repactuação das dívidas estaduais e o projeto de autoria de Delcídio para regulamentar a arrecadação dos impostos arrecadados com o comércio feito através da Internet, o chamado e-commerce. “Acho que haverá uma votação favorável porque esse é um projeto que vai de encontro às 27 unidades da federação”, acredita o senador sul-mato-grossense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue