sexta, 26 de abril de 2024

Em MS, apenas metade dos professores do Estado são concursados, aponta pesquisa

Em MS, apenas metade dos professores do Estado são concursados, aponta pesquisa

29 dezembro 2011 - 11h34Por Dourados News
Estimativa feita pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, apontam que em Mato Grosso do Sul, pelo menos metade dos 17 mil professores que atuam na Rede Estadual de Ensino são concursados.

De acordo com o órgão, em torno de 50% dos docentes estão em sala de aula substituindo profissionais de licença médica, que ocupam outras funções ou então são cedidos pelo próprio governo para outros poderes.

Recentemente o governo do Mato Grosso do Sul realizou concurso público para a contratação de 545 novos profissionais para atuarem nas escolas estaduais, o que segundo os dados do estudo apresentado pelo conselho, é inferior à 10% do efetivo.

No geral, os dados apresentados são referentes à todo o território nacional e apresenta que no Brasil, existe um déficit de aproximadamente 300 mil professores, nas redes municipal e estadual, o que corresponde a 15% do número de educadores em sala de aula.

Ainda conforme a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, alguns fatores também contribuem para o déficit de vagas em todo o Brasil, como salários baixos, falta de educadores no mercado, ausência de planos de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores, já que muitos estão desviados de função. Hoje, o piso nacional para professores do magistério para 40 horas, é de R$ 1.187.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue