domingo, 28 de abril de 2024

Empresários dizem que fiscalização rigorosa espanta turistas da fronteira

25 outubro 2011 - 22h51Por Agora MS
Os donos de bares, lanchonetes e restaurantes de Ponta Porã se reuniram na tarde de segunda-feira para debater vários assuntos relacionados à criação de uma entidade que defenda seus interesses: “precisamos de uma entidade forte, capaz de lutar pelas nossas causas”, afirmou o comerciante Nestor Loureiro Marques.

O comerciante Luis Gauna, disse que o setor está preocupado com a diminuição no movimento de clientes na fronteira: “nos últimos dias registramos uma redução em torno de 60%”, relatou.

Segundo ele, as causas principais são: a desvalorização do real em relação ao dolar e principalmente o rigor das autoridades policiais no controle do fluxo de visitantes à fronteira. “A situação está se tornando insustentável. O cerco efetuado pelas polícias e até pelo Exército está afugentando os nossos visitantes. Estamos a ponto de começarmos a demitir funcionários porque nossa clientela diminuiu muito”, afirmou Gauna.

A solução, no entendimento dos empresários, é acionar as autoridades, tanto municipais, quanto estaduais e federais para expor os problemas enfrentados pelo setor.

O secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes, disse que o prefeito Flávio Kayatt determinou que o poder público municipal está aberto para ouvir e apoiar as iniciativas que possam solucionar os problemas enfrentados pelos comerciantes de Ponta Porã.

A diretora de Turismo Walkiria Capusso, disse que é em momentos de dificuldades que surgem as iniciativas capazes de unir e desenvolver os setores econômicos que possuem grandes possibilidades de ganho, como é o caso dos empresários que vivem em torno do turismo na região de fronteira.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Evaldo Pavão Senger, o China, participou da reunião. Segundo ele, a classe empresarial precisa se unir para enfrentar os problemas e buscar apoio junto aos poderes para solucioná-los.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência