sábado, 27 de abril de 2024

Manter a hidratação e elasticidade da pele ajuda a evitar o problema.

Laser, ácidos, peeling e abrasivos podem melhorar aparência em até 60%.

14 dezembro 2011 - 13h20
Bem Estar

Manter a hidratação e a elasticidade da pele é fundamental para evitar o surgimento de estrias, um problema mais comum até os 30 anos de idade.

As mulheres são o grupo que mais sofre com essa ruptura das fibras de colágeno, seja na adolescência, durante a gravidez ou em decorrência do efeito sanfona. Gestações após os 30 anos, porém, costumam ter uma menor incidência.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, há uma questão genética e hormonal envolvida no aparecimento das estrias. As lineares e mais finas respondem melhor aos tratamentos. Já as "rendadas", muito comuns em pessoas de pele negra, são difíceis de amenizar.

De acordo com o cirurgião plástico Eduardo Lange, as mamas são a região que responde mais rápido ao tratamento. Mas cirurgias para retirar estrias só são recomendadas em casos muito severos.

Entre as alternativas disponíveis, capazes de melhorar a aparência em até 60%, há o laser, os ácidos, o peeling e a dermoabrasão.

Os tratamentos com ácidos incluem a aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinoico – grávidas não podem usá-lo – ou de alfa-hidroxi-ácidos, que aceleram a renovação celular e atuam na formação de colágeno novo. Os resultados começam a aparecer após três meses. Peelings corporais também contêm ácido retinoico.

Já os cremes à base de ácido hialurônico ajudam no preenchimento das estrias. É importante lembrar que não se pode tomar sol durante o tratamento, pois a radiação ultravioleta destrói o colágeno.

No caso da dermoabrasão, é feito um "lixamento" da pele com um aparelho – peeling de cristal –, em que há passagem de óxido de alumínio para remover a camada superficial e estimular o colágeno. Alimentos ricos em vitamina C são antioxidantes e também contribuem para produzir a substância.

Mulheres grávidas devem passar hidratante ou óleo na barriga para evitar a coceira provocada pela pele seca. Mas não há comprovação científica de que cosméticos evitam o aparecimento de estrias nessa fase, uma vez que os médicos não podem submeter as grávidas a uma biópsia para esse tipo de estudo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência