sexta, 03 de maio de 2024

Estudo mostra que malhação proporciona benefícios a portadores de diabetes

19 fevereiro 2012 - 11h35Por Correio Web
Os diabéticos ganharam um aliado importante e muito saudável no combate à doença. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) comprova que exercícios físicos proporcionam vários benefícios a portadores de diabetes melito tipo 1. Ratos com a doença, submetidos a treinamento físico sem usar insulina, apresentaram uma reversão de 26% na perda de neurônios do gânglio celíaco esquerdo, uma estrutura do sistema nervoso simpático localizada no início da cavidade abdominal. Eles voltaram ainda a ter o mesmo número de neurônios. Nos animais diabéticos sedentários, foi constatado efeito contrário: uma redução de 26% no número de neurônios do gânglio celíaco.

Outros resultados positivos foram a normalização da pressão arterial e da frequência cardíaca, o controle da hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) e aumento de peso dos animais por causa do ganho de massa muscular. O gânglio, conhecido também como cérebro do abdômen, é um conjunto de neurônios localizados próximo ao estômago. Ele é responsável por enviar impulsos nervosos ao pâncreas, órgão onde a insulina é produzida. No diabetes melito tipo 1, ocorre um comprometimento dessa produção e os pacientes ficam dependentes de injeções do hormônio.

O estudo, resultado de uma tese de doutorado, pode pôr fim à falta de consenso sobre os benefícios do treinamento físico para o diabetes melito tipo 1 na literatura científica. “O exercício do corpo é muito aceito na medicina para diabetes tipo 2. No tipo 1, há certas dúvidas. A pesquisa vem então para confirmar que a atividade é salutar para os dois”, afirma o coordenador do estudo, o estereologista Antonio Augusto Coppi, do Laboratório de Estereologia Estocástica e Anatomia Química (LSSCA) do Departamento de Cirurgia da FMVZ.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS