Menu
Busca terça, 27 de julho de 2021

EUA retira do mercado droga para combate ao câncer de mama

20 novembro 2011 - 19h22Por Notícias BR
O órgão responsável pela regulamentação da produção de remédios no EUA, conhecido pela sigla FDA, comunicou nesta sexta-feira (18) que está retirando a aprovação da droga benacizumabe, comercializada sobre o nome de Avastin, utilizado no tratamento de pacientes com câncer de mama.

Entretanto, a decisão da FDA não proíbe que o remédio continua a ser vendido uma vez que é considerado eficaz para o tratamento de outros tipos de câncer, como o de pulmão, de rim e colorretal.

A retirada da droga foi feita após estudos de análise clínica que buscam comprovar a eficiência e segurança do remédio. “Os riscos do Avastin incluem grande aumento da pressão sanguínea; sangramentos e hemorragias; ataques ou falhas do coração; e o desenvolvimento de perfurações em diferentes partes do corpo, como nariz, estômago e intestino”, avalia o FDA.

O texto que foi pulicado pelo órgão ainda aponta que as mulheres com câncer da mama que incluíram a droga no seu tratamento “mostram apenas um pequeno efeito sobre o crescimento do tumor, sem evidência de que os pacientes viveram mais ou tiveram maior qualidade de vida, em comparação com os que usaram somente a quimioterapia convencional”.

No Brasil, a Agência nacional de Vigilância Sanitária, permite o uso do Avastin para o tratamento de metástases e câncer de mama, porém, orienta que a droga deve ser prescrita com outros tipos de quimérico quimioterápicos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Monitoramento realizado pelo Imasul aponta boa qualidade das águas subterrâneas de MS
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,71%, abaixo de R$ 5,20
SAÚDE
Saúde recomenda Pfizer a gestantes que tomaram 1ª dose da AstraZeneca
PONTA PORÃ
Polícia Militar apreende caminhão por adulteração de sinal identificador de veículo