Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021

Famasul alerta para prazo de pagamento da Contribuição Sindical Rural

Famasul alerta para prazo de pagamento da Contribuição Sindical Rural

12 janeiro 2012 - 15h09
Divulgação (TP)

O prazo para o pagamento da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural, na modalidade Pessoa Jurídica, segue até dia 31 de janeiro. Até essa data, o produtor rural pode efetuar o pagamento sem juros ou multas. A contribuição deve ser feita por todos os produtores rurais que desenvolvem atividades econômicas em suas propriedades, enquadrados como empresários ou empregadores rurais e que possuem CNPJ. O prazo para recolhimento na modalidade Pessoa Física é dia 22 de maio.

Para o cálculo da contribuição, são levadas em consideração as informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações de Imposto de Renda Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). As guias são enviadas, via Correios, pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O produtor que não recebeu a guia pode procurar o sindicato rural do seu município ou a Famasul, com uma cópia do seu Documento de Informação e Apuração do Imposto Territorial Rural (DIAT). Após o dia 31 de janeiro, a cobrança incide multas e juros, mas o boleto, com validade de até 90 dias, pode ser pago em qualquer agencia do Banco do Brasil.

A Contribuição Sindical é um tributo instituído por lei e envolve todos os produtores enquadrados de acordo com a Lei 1.166/71. Desde 1996, sua cobrança de responsabilidade da CNA, amparada pela Lei 9.393. Com os recursos arrecadados são criados e implantados projetos, programas e ações voltados para o desenvolvimento rural, com oferta de serviços, informações e cursos profissionalizantes.

Para mais informações, basta acessar o Manual de Contribuição Sindical que está disponível no site da Famasul: www.famasul.com.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GUIA LOPES DA LAGUNA
PMA prendem e autuam infrator por pescar utilizando petrecho ilegal, onde a pesca é proibida
OUTUBRO ROSA
Com foco na prevenção, Conselho leva mulheres com deficiência para realizar exames
OPERAÇÃO PROLEPSE
PMA autua 128 infratores, aplica 33 milhões em multas e realiza orientação em 740 propriedades
POLÍTICA
Projeto destina 10% de vagas no Sine para mulher vítima de violência