quinta, 25 de abril de 2024

Famasul dá suporte para levantamento de custos de produção de aves

18 outubro 2011 - 13h20
Divulgação (TP)

Técnicos da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) promovem essa semana reuniões nos principais pólos avícolas de Mato Grosso do Sul. As reuniões acontecem, hoje em Dourados (18), e amanhã em Aparecida do Taboado (19) e tem o objetivo de auxiliar os produtores no levantamento de custos da produção de aves.



Realizado nessas que são as três principais regiões produtoras do Estado, o levantamento é inédito e atende demanda dos avicultores da região Sul para a construção do indicador do investimento consolidado na produção de frango de corte. “Vamos apontar todos os itens que formam os custos. É uma ferramenta relevante para que o produtor analise e planeje sua produção e para que possa negociar com o setor industrial”, explica Adriana Mascarenhas, assessora técnica da Famasul.



A metodologia do levantamento foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e já é utilizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep). Assim como acontece no estado vizinho, espera-se que os dados sirvam de referência para agentes do setor produtivo, órgãos públicos, sistema financeiro e instituições de ensino e pesquisa.



De acordo com Adriana, a ação vai contribuir para o fortalecimento da avicultura no Estado. O Brasil é o maior exportador da carne de frango de corte, com 30,37% da produção mundial. Dados da Câmara Setorial de Avicultura de MS aponta que o Estado possui 1.291 aviários, com um consumo mensal de ração de 56 mil toneladas e abate de 590 mil aves/dia.



Participam das reuniões produtores e representantes do setor industrial das regiões. Os encontros acontecem na sede dos sindicatos rurais. Em Sidrolândia, estão sendo analisados quatro modelos de aviários: convencional, manual, climatizado e semi-climatizado.



Sobre a Famasul - A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) é uma das 27 entidades sindicais que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem atuação voltada para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores e dos sindicatos rurais do Estado. Como representante do homem do campo, a Famasul põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 16,6% do PIB sul-mato-grossense e responsável por parcela substancial da produção industrial de Mato Grosso do Sul. Acesse www.famasul.com.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue