sexta, 26 de abril de 2024

Fatores sanguíneos podem proteger corpo contra o diabetes

Fatores sanguíneos podem proteger corpo contra o diabetes

07 maio 2012 - 09h29Por Isaúde
Níveis de certas proteínas encontradas no sangue estão associados a risco reduzido de diabetes tipo 2. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine da Universidade de Yeshiva, nos Estados Unidos. Resultados publicados na edição online da Diabetes têm potencial para levar a novas abordagens para combater a doença.

Estas proteínas são parte do chamado eixo IGF (insulin-like growth factor-1). Este eixo foi assim chamado porque tem efeitos biológicos semelhantes aos da insulina (hormônio que regula os níveis de glicose no sangue), mas tem um maior efeito sobre o crescimento de células do que a insulina. Os pesquisadores também analisaram os níveis de várias proteínas conhecidas como proteínas de ligação a IGF, ou IGFBPs, que podem ter fortes efeitos independentes do IGF-1.

Estudos anteriores levantaram a hipótese de que o eixo IGF pode influenciar o risco de desenvolver diabetes - ideia apoiada por estudos laboratoriais, com ratos e algumas pesquisas iniciais realizada em seres humanos. No entanto, segundo o co-autor sênior do estudo Howard Strickler, o presente estudo é primeiro a investigar a relação de vários componentes do eixo IGF ao risco de desenvolver diabetes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue