sexta, 03 de maio de 2024

Fundação Estadual e UEMS unem-se por qualificação do Turismo

Fundação Estadual e UEMS unem-se por qualificação do Turismo

01 dezembro 2011 - 19h26Por Assessoria
Na manhã de ontem (1) representantes do curso de Turismo da UEMS/Dourados entregaram à presidente da Fundação Estadual de Turismo, Nilde Brum, um projeto de qualificação profissional do setor em Mato Grosso do Sul, a partir da implantação de um curso de especialização na área de planejamento e gestão do turismo estadual. “Esse é um projeto que nasce ouvindo diretamente as necessidades do mercado. Nós vemos a importância em melhorar a qualificação dos profissionais do turismo em MS”, disse Nilde apoiando a iniciativa do curso.

A coordenadora do curso, Patrícia Martins, explica que apesar da iniciativa encontrar respaldo no planejamento governamental do turismo em MS para os próximos anos, a proposta da especialização ainda precisa ser aprovada pelos órgãos colegiados superiores da UEMS. “Se avançarmos nessa parceria com o governo, imediatamente protocolaremos a proposta no Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) a fim de que a pauta seja debatida e votada. Caso, então, seja aprovado na instância começaremos efetivamente a implantação do curso”, explica Patrícia.

Se aprovado, a previsão é de que o curso de especialização seja oferecido no segundo semestre de 2012. O objetivo é que a qualificação alcance profissionais ligados ao turismo, tanto os ligados à iniciativa privada, quanto ao setor público. “Queremos promover um desenvolvimento endógeno do turismo em MS, um desenvolvimento que aconteça no local onde houver a demanda”, diz a professora Dores Cristina Grechi, presente na reunião. Em seu projeto inicial, o curso está formato em 18 meses, com oferta na cidade de Dourados.

Para Nilde Brum é essencial que o setor público do turismo trabalhe “afinado” com a iniciativa privada, dando maior agilidade aos projetos e potencializando o turismo no Estado. Nesse sentido, a presença da Universidade capacitando os gestores, qualifica o mercado e atrai recursos, promovendo um desenvolvimento sólido e constante do Turismo em MS.

A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados Neire Colman, responsável pela pasta do Turismo na cidade, participou da reunião e apoiou o projeto de implantação da especialização. “Com certeza até eu gostaria de fazer esse curso”, disse Neire. Através da secretária, a prefeitura de Dourados também foi convidada a integrar a parceria que vem sendo amadurecida entre Fundação Estadual de Cultura e UEMS. Neire afirmou que discutirá o projeto com sua equipe e em seguida comunicará o curso sobre sua participaçã

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS