sábado, 27 de abril de 2024

Governo vai adquirir 150 mil toneladas de milho até o fim de 2012

03 outubro 2012 - 17h30
Governo vai adquirir 150 mil toneladas de milho até o fim de 2012 para abastecer Nordeste e Sul

Agência Brasil

Com o objetivo de garantir o abastecimento de milho nas regiões Nordeste e Sul até o fim do ano, o governo vai lançar contratos de opção de venda para adquirir 150 mil toneladas do cereal. A medida foi anunciada esta noite (2) pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que foi até o Ministério da Fazenda tratar do assunto com o ministro Guido Mantega.

Com a medida, o governo deve gastar R$ 98 milhões na compra de milho. O preço pago pelo cereal deve ficar acima do valor de mercado porque quem adquirir as opções de venda terá que entregá-lo em armazéns definidos pelo governo nas duas regiões que sofreram com a seca prolongada este ano. Os criadores de aves e suínos dessas áreas enfrentam a escassez da principal matéria-prima da alimentação de seus animais.

No destino, o milho tem sido vendido na modalidade venda em balcão, que beneficia pequenos criadores com preços subsidiados. O governo espera recuperar, na venda, cerca de R$ 40 milhões. Metade do produto, ou 75 mil toneladas, deve ser transportada do Paraná aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O restante, de Mato Grosso aos estados do Nordeste do país.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, explicou que a compra é necessária para complementar o abastecimento. “Os estoques do governo estão diminuindo e temos compromissos já assumidos [com leilões para atender aos criadores do Sul e Nordeste]. Com a regularização do frete, precisamos adquirir mais milho”, disse.

O problema com o frete nos últimos meses se agravou pela greve de caminhoneiros e a concorrência com as tradings, que exportaram grandes volumes do cereal. O aumento da exportação foi consequência da disparada dos preços do milho causada pela quebra da safra norte-americana do cereal, então a maior do mundo. O serviço de frete vem se normalizando há dias semanas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha