Menu
Busca quarta, 28 de julho de 2021

HPV pode causar doenças cardíacas em mulheres, relata estudo

05 novembro 2011 - 21h38Por The New York Times
Um novo estudo sugere que um vírus sexualmente transmissível comum e associado ao câncer pode causar também doenças cardiovasculares.

Para as mulheres infectadas pelo papilomavírus humano, ou HPV, a probabilidade de ter tido um ataque do coração ou derrame é de duas a três vezes maior do que para as que não possuem o vírus, de acordo com relatório publicado na segunda-feira passada na revista The Journal of the American College of Cardiology.

O HPV é conhecido por causar câncer de colo uterino, vulva, pênis, garganta e ânus. O novo estudo, porém, foi o primeiro a associá-lo a doenças cardíacas. As descobertas sobre o coração ainda não são definitivas: elas demonstram que o vírus pode estar associado à cardiopatia, mas não provam que ele seja o causador da doença.

O doutor Kenichi Fujise, autor principal do estudo e cardiologista do departamento médico da Universidade do Texas, em Galveston, afirmou que a pesquisa originou-se do empenho dele em descobrir por que algumas pessoas têm ataques do coração mesmo não possuindo fatores de risco frequentes, como colesterol e pressão arterial altos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÃO DE GOVERNO
Governo paga R$ 25,2 milhões em emendas parlamentares
NOVA ANDRADINA
Jovem é preso por suspeita de tráfico de drogas
CLIMA
Cemtec alerta para possibilidade de geada na região sudoeste de MS entre 28 e 30 de julho
NOVA ANDRADINA
Polícia Civil cumpre busca domiciliar e apreende facão utilizado para prática de homicídio tentado