sábado, 27 de abril de 2024

Indígenas vão apoiar colegas acampados na fronteira e tem ônibus “raptado”

Indígenas vão apoiar colegas acampados na fronteira e tem ônibus “raptado”

17 novembro 2011 - 10h25Por MS Já
Um grupo de indígenas que estava participando de um evento em Douradina na quarta-feira, tomou um ônibus para apoiar colegas que estavam ocupando parte de uma fazenda entre Amanbaí e Ponta Porã, local que eles afirmam se tratar da terra ancestral Guaviry.

O local é área de conflito e de disputa judicial entre os proprietários da fazenda e índios e enquanto os manifestantes se reuniam para apoiar os colegas acampados na localidade o ônibus do grupo foi raptado e teria sido levado para Ponta Porã, ninguém sabe por quem. Os indígenas acusam proprietários rurais.

Resultado: os índios ficaram à pé e sem ter como voltar para casa, a maioria em outros municípios. Em meio à isso tudo, a Funai de Ponta Porã que não havia sido comunicada da “visita” de apoio, informou nesta quarta-feira à noite que estava se interando dos fatos e que buscava um meio para tentar solucionar o problema, mas, adiantou que seria praticamente impossível providenciar transporte para o grupo naquele instante.

Fontes informaram que o movimento estaria ligado ao Conselho Indigenista Missionário – Cimi, entidade ligada à alas da Igreja Católica e que a decisão de ir de ônibus até Guaviry foi tomada durante o I Encontro dos Acampamentos Indígenas de Mato Grosso do Sul ocorrido de 12 à 14 de novembro e que reuniu mais de 300 pessoas em Ita’y, Douradina. A informação não foi confirmada com o Cimi.

A redação tentou contato com lideranças indígenas que estavam no local, mas, os telefones estavam fora de área de cobertura.

Já ontem a informação seria de que ônibus foi recuperado e já levaram os indígenas aos seus destinos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha