sexta, 26 de abril de 2024

“Jovens Conscientes” deixam a aldeia para dar show de hip-hop

“Jovens Conscientes” deixam a aldeia para dar show de hip-hop

27 dezembro 2011 - 11h02Por Assessoria
Nas diversas atrações que foram levadas para os douradenses e para os visitantes de cidades circunvizinhas e até mesmo de outros estados no calendário “Natal, Celebração da Luz” na praça Antônio João, uma delas, um grupo de hip-hop formado por três indígenas deram seu show com suas manifestações culturais.

Denominado de “Jovens Conscientes”, o grupo que é formado pelos indígenas Sidney Vilharvo Araújo, 20; Fênix Cabreiro Martins e Jânio Oliveira Cabreira, ambos com 17 anos, apresentaram em ritmo de dança, música critica aos descasos e as descriminações com que o povo deles é tratados pelos poderes constituídos e principalmente pela sociedade branca, e com isso arrancaram muitos aplausos dos mais de cinco mil pessoas presentes na frente do palco montado no interior da Concha Acústica.

O GRUPO

Os “Jovens Conscientes” foi criado em fevereiro de 2009 pela assistente social Dauzely Batista Costa e desde então passaram a se apresentar em várias cidades de Mato Grosso do Sul e em outros estados.

De acordo com a assistente social, a criação do grupo “Jovens Conscientes” teve como o intuito a dar uma oportunidade à juventude periférica, em especial indígena a lutar contra os preconceitos de forma a auxiliar no processo educativo; construir uma expressão artística; para mobilizar as periferias e também os responsáveis pela política cultural.

Ainda segundo Dauzely Costa o grupo “Jovens Conscientes” surgiu para dar oportunidades aos jovens indígenas de “falarem, expressar sentimentos tendo em vista a ressignificação de jovens diante do entendimento de si, como forma de fazer circular idéia sobre o sentido do eu do outro e do mundo”.

Construindo, valorizando, promovendo à ética e a paz, a cidadania e os direitos humanos, a democracia e outros valores universais, esta seria um dos ideais do grupo “Jovens Conscientes” quando de suas apresentações quer seja em teatros, espaços culturais, praças públicas entre outros locais.

Ainda segundo a assistente social, o objetivo do grupo “Jovens Conscientes” é promover através da arte, a educação como meio de ressignificação de si do outro e os princípios das alteridades e da diferencia e principalmente a recodificação de noções de direitos e de cidadanias, tanto no campo da cultura, da violência juvenil e nas relações de gêneros, com jovens indígenas.

Dauzely Costa encerra dizendo que o objetivo do grupo “Jovens Conscientes” é o de reabilitar outras atitudes e outros valores e cerca do campo da pratica a ação, mais sem deixar de lado a sua própria cultura, tornando-os uma espécie de intercâmbio entre as comunidades indígenas e não indígenas.

“O grupo Jovens Conscientes foi formado para superar o preconceito, o risco social e principalmente para interagir”, concluiu a criadora do grupo que ao se apresentar na praça Antônio João, dançaram e cantaram músicas que agradaram a grande platéia presente no local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha